Seja adulto ou jovem, nos dias atuais quase todo mundo possui uma rede social, seja para acompanhar a vida de amigos, conhecidos e pessoas de que se gosta, seja para se divertir, se informar, se entreter. As redes sociais ocupam cada vez mais espaço no dia a dia dos brasileiros e do resto do mundo. E uma que possui um espaço já consolidado, principalmente entre os jovens, mas que ainda cresce constantemente é o Instagram.

o que é

O instagram é uma das maiores redes sociais do mundo, voltada principalmente para o compartilhamento de fotos e vídeos, onde é possível aplicar filtros e adicionar legendas.

O Insta – como é popularmente chamado – está disponível como aplicativo, nas principais lojas, e como plataforma online, disponível em www.instagram.com.

Sua versão Android, disponível na Play Store, conta com mais de 1 bilhão de downloads.

Com esta rede social, o usuário pode se conectar com os amigos e compartilhar tudo o que quiser, como sua rotina ou outros momentos importantes da vida.

Além do mais, é possível  ver as novidades que as outras pessoas postam e explorar o mundo que envolve a rede social.

História do Instagram

O Instagram foi criado em 2010, pelo norte-americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger.

Inicialmente, a rede social estava disponível apenas como aplicativo, unicamente na loja da Apple, a App Store.

Mas isso não a impediu de crescer, e em poucos meses de criada já era um grande potencial na área. Tanto que em 12 meses já contava com 10 milhões de usuários.

Tamanho foi o crescimento, que em 2012 o Instagram foi comprado pelo rival Facebook pelo valor de 1 bilhão de dólares. E no mesmo ano ganhou sua versão Android na loja da Google.

No início do ano de 2013, a rede social já possuía mais de 100 milhões de usuários em todo o planeta.

Nos dias atuais, o Insta já é uma das maiores redes sociais do mundo, e uma das que mais cresce. Possuindo mais de 1,2 bilhões de usuários ativos por mês, apenas no Brasil são em torno de 100 milhões.

Como criar uma conta?

Para criar uma conta no Instagram é preciso acessar o site ou baixar o aplicativo. 

1 – baixado o app, é possível realizar o cadastro através da conta no Facebook, do número de telefone ou de um endereço de e-mail válido.

2 – após escolher a opção de cadastro, é preciso inserir o código de verificação enviado para o e-mail ou telefone cadastrado.

3 – inserido o código, é hora de colocar o nome completo e a também a senha que será usada para o acesso.

4 – o próximo passo é adicionar a data de nascimento. Lembrando que ela não fará parte do perfil público.

5 – ao colocar o nome completo, será gerado automaticamente um nome de usuário que aparecerá na tela posterior ao da data de nascimento. Caso o usuário se identifique, ele pode apenas clicar em avançar. Porém, caso queira, é possível fazer a alteração desse nome.

6 – por pertencer ao Facebook, há na próxima tela a opção de se conectar a essa rede social, para procurar amigos para seguir. Mas caso o usuário não queira, basta clicar em pular.

7 – Esta é uma das etapas mais importantes, a hora de inserir a foto do perfil. O nome de usuário, muitas vezes é muito modificado, pois são muitas pessoas que usam o Insta e possuem o mesmo nome.

Então, quase sempre é preciso inserir números ou outros sinais (como o underline). Isso  torna a foto do perfil uma das principais formas de ser reconhecido por alguém.

Além do mais, é a porta de entrada para que os outros usuários se interessem pelo perfil e o acessem a fim de conhecer mais.

Por isso, essa foto em especial deve ser a mais nítida possível para possibilitar o reconhecimento, ou a mais atrativa, para chamar a atenção de outros usuários.

8 – inserida a foto, na próxima página aparecerão sugestões de pessoas para seguir. São pessoas famosas ou marcas famosas, que talvez o usuário tenha interesse em seguir. E pronto, o perfil já foi criado.

Funções e curiosidades do Instagram

O Instagram é uma rede social de uso relativamente fácil e simples, porém possui diversas funcionalidades.

Por isso, para se obter um melhor desempenho na hora de utilizá-lo, é preciso compreender sobre suas funções.

Story – usado para adicionar vídeos e fotos, editadas ou não com diversas ferramentas. Essas publicações desaparecem após 24 horas.

Seguir – com o Insta é possível acompanhar as postagens dos usuários preferidos, sejam amigos, artistas, marcas, empresas. E também a pessoa pode ter suas postagens acompanhadas por seus seguidores.

Conta privada – é possível o usuário selecionar quem pode o seguir, para isso, basta privar a conta. Além do mais, as pessoas não terão acesso às publicações, caso não solicitem ou tenham a solicitação para seguir, negada.

Direct  – é a ferramenta para enviar mensagens diretamente pelo Insta. Com o Direct é possível enviar mensagens de texto, de áudio, fotos, links.

Feed – é a parte da tela inicial, onde estão as publicações das pessoas que o usuário segue. São aquelas de longa duração, que ficam salvas no perfil de quem as posta.

IGTV – para publicar vídeos no Insta, há um limite de 1 minuto, por isso para conferir vídeos mais longos existe o IGTV.

Explorar – são fotos e vídeos de pessoas que o usuário não segue, para que ele possa explorar, curtir e seguir, caso queira.

Loja – são produtos de diversas marcas, dispostos em aba específica. O usuário observa as imagens e caso se interesse, clica e acessa o site para realizar a compra.

Reels – usado para postar vídeos de até 30 segundos, é uma funcionalidade similar ao TikTok.

Biografia – é a parte destinada a escrever um pouco sobre o usuário, é pública, inclusive para contas privadas, e é também uma das partes mais importantes. 

Uma boa biografia e uma boa foto do perfil, são pontos fundamentais para se crescer dentro da plataforma, somados a publicações interessantes e uma boa interação com os outros usuários.