Com a popularidade crescente do Instagram, novas funcionalidades são atribuídas ao aplicativo, além de novas modas e tendências lançadas por seus usuários. Quem tem um Instagram sabe que quando uma novidade pega, é difícil ficar de fora.

Umas das mais recentes é criar capas personalizadas para os seus destaques do Instagram, dessa forma você consegue conversar melhor suas publicações, interagir com um feed mais clean e moderno, além de personalizar sua página de perfil para deixar cada vez mais a sua cara.

A rede social com mais de 500 milhões de usuários ativos por dia, o Instagram se tornou uma das plataformas mais rentáveis da atualidade, contando com celebridades fazendo autopromoção, divulgação de marcas e a nova tendência de emprego na internet: os influencers digitais.

Baseado no número de engajamento (curtidas, comentários, etc.), o Instagram instiga seus usuários a compartilharem cada vez mais com seus seguidores, tornando-os ativos e rentáveis.

Os Storys e os destaques do Instagram

Uma das ferramentas mais utilizadas no Instagram hoje são os Storys, essa ferramenta da plataforma te permite postar vídeos, fotos e até pequenos textos, comunicados ou frases, que ficam visíveis por um período de apenas 24 horas.

Essa é uma forma de compartilhar absolutamente tudo do seu dia a dia sem lotar seu feed de imagens. Além disso, o recurso permite interagir de forma mais direta com seu público utilizando recursos como enquetes ou caixa de perguntas, dessa forma você consegue entender melhor a sua audiência e interagir diretamente com ela.

Junto a essa modalidade de publicação, também existem os destaques do Instagram, que nada mais são do que esses storys que duram apenas 24 horas, mas na modalidade dos destaques você consegue fazer uma junção de storys para que pessoas futuras possam ver, mesmo ele já tendo sumido, efetivamente dos stories, ele ficará nos seus destaques se você quiser.

Em um campo separado no feed, os destaques mantêm a dinâmica de não lotar seu feed com imagens, mas você pode separar destaques por categorias, dar nome a eles e os seus seguidores, quando entrarem no seu perfil podem ter acesso aos destaques escolhidos por você.

Resumidamente: É destacar seus stories favoritos no seu perfil para que seus seguidores possam ter acesso mesmo após expirado o prazo de 24 horas dos stories.

O Canva e as capas de destaques do Instagram

Um dos melhores aplicativos para criar e personalizar suas próprias capas para os destaques do Instagram é o Canva. O App é gratuito e está disponível para dispositivos Android e IOS, tem uma forma rápida e fácil de criar um registro através da sua conta Google, Facebook ou e-mail.

O aplicativo criação e edição de imagem é completo e conta com diversos recursos como adesivos, figuras, quadros e templates (exemplos editáveis de imagens já prontas ). Com diferentes fontes para os textos e filtros de imagem, o aplicativo conta com basicamente tudo aquilo que você precisa para deixar a criatividade aflorar e criar uma imagem legal.

Outro recurso, muito prático, do Canva é que você pode escolher as dimensões da imagem, podendo escolher conforme a rede social que irá publicar, qual a melhor dimensão para que a imagem não precise ser “cortada” no aplicativo por ficar grande demais.

No app você tem a categoria perfeita para criar sua capa de destaques do Instagram, basta selecionar o modelo de publicação do Instagram, usar e abusar dos recursos do App, que apesar de contar com uma versão pro mais completa, também funciona super bem na versão gratuita contendo uma galeria de imagens extensa e recursos diversos.

OS 3 melhores Apps para criar capas destaques do Instagram

Além do Canva, existem outros aplicativos que servem bem na hora de criar sua capa para destaque no Instagram, conheça agora a lista de outros 3 aplicativos que atendem bem essa função.

PicMonkey

Bem parecido com o Canva, o App PicMonkey consegue elaborar imagens super criativas para a capa dos destaques do Instagram. Com uma interface intuitiva, o app gratuito oferece diversos recursos para personalizar suas imagens e deixar a capa dos seus destaques com a sua cara.

O app também conta com diversas opções de imagens e formatos para criação da sua imagem, no PicMonkey você encontra recursos para edição de imagem como filtros, fontes para textos e muitos mais.

Snappa

O Snappa possui funcionalidades no dispositivo móvel e até mesmo no seu Pc, com um visual charmoso, o aplicativo conta com banco de imagens, modelos de publicações e recursos de edições.

Além disso, você pode customizar a dimensão da imagem conforme a sua necessidade, o que é a usabilidade perfeita para quem quer publicar imagens atraentes nas redes sociais e criar capas de destaques do Instagram com mais personalidade.

Visme

O Visme, como os outros apps, possui uma extensa galeria de imagens para a criação da sua capa para destaques do Instagram, contendo vídeos e tutorias de como utilizar a plataforma, o Visme tem uma interface simples com navegação rápida e descomplicada.

Ele tem uma galeria de Templates, assim como Canva, para que você escolha modelos já prontos de ideias criativas para publicar em suas redes sociais, inclusive criando capas para os destaques do Instagram, blogs, posts e muito mais.

Como Organizar seu feed do Instagram

Um dos recursos utilizados no Instagram é a organização visual do seu feed, de maneira a deixar o perfil mais atrativo, com um visual sem poluição e com imagens que conversem entre si e reflitam a personalidade do usuário.

Um dos meios de organizar seu feed é criando capas para os destaques do Instagram, mas, além disso, existem também outras formas que estão na moda para que você padronize seus posts e torne a experiência dos seus seguidores mais interessante quando envolvidos com seu perfil.

O primeiro passo é observar como as imagens compõem seu perfil e tentar analisar a situação do ponto de vista estético. Você tem a sensação de bagunça? Te incomoda? Está na hora de colocar cada coisa em seu lugar.

Uma estratégia bem utilizada, além das capas para destaques do Instagram, é a composição de imagens de forma que se complementam: cada quadrado contém uma imagem que juntas, no seu feed, formam uma imagem maior. Pode se referir a uma frase, ideia, marca e muito mais.

Agora que você já sabe como criar capas de destaques no Instagram e a compor seu feed com mais beleza e charme, que tal colocar tudo o que aprendeu em prática? Baixe um bom editor de imagem e comece a contar histórias através de imagens no seu Instagram.