No começo de 2020, o Reels do Instagram foi lançado, sendo uma ferramenta para competir diretamente com o TikTok, o hit do momento para vídeos curtos.

Com ele, você poderá criar e postar conteúdos que seguem o molde do TikTok, facilitando a diversificação dos seus posts para ganhar mais curtidas no Instagram facilmente, de maneira similar aos Stories.

Nesse artigo, nós vamos abordar não só o que essa ferramenta é de maneira mais completa, como também iremos te ensinar tudo o que precisa saber para usar ela. Portanto, siga lendo!

1. O que é o Reels do Instagram?

O Reels permite que você crie e poste vídeos mais dinâmicos e de duração curta, parecendo muito com o TikTok, realmente.

Com ele, dá para fazer todos os tipos de challenges, dublagens, alterações de looks, e tudo mais que for viral na internet no momento.

Além disso, tem uma limitação de apenas 15 segundos por vídeo, para que seja mais intuitivo fazer vídeos com o humor, em vez dos vídeos com alta produção que você posta no IGTV.

A sua vantagem sobre os Stories do Instagram vem do fato de que, assim como a plataforma que ele veio para competir, não é necessário estar seguindo os usuários para ver os Reels do Instagram deles.

O que são os reels?

2. Por que você deveria usar os Reels?

Certo! Agora você já sabe o que é essa ferramenta, mas você deve estar se perguntando por que deveria usar ela. Nesse tópico, vai descobrir!

Antes de mais nada, qualquer um que queira ter mais visibilidade e alcance no Instagram, seja uma marca ou uma pessoa individual, deve usar os Reels do Instagram.

A vantagem dessa ferramenta está no alcance que cada post feito dessa forma terá, garantindo um potencial de viralização.

Isso se dá por uma simples razão que já mencionamos: eles aparecem no feed dos usuársio que te seguem, claro, mas eles aparecem sempe na aba de Explorar, para que pessoas que não te seguem possam ver.

E só para completar o enorme alcance que eles tem, os Reels tem um feed próprio para que outros usuários assistam em “fila” todos os vídeos que estão viralizando nos Reels do Instagram.

Tudo isso serve para garantir que o seu alcance vai ser muito maior e fazer com que qualquer um possa te descobrir a qualquer momento.

A melhor parte dos Reels é que, ao contrário dos posts mais normais, você não precisa ter uma câmera muito boa nem uma alta qualidade de produção. O que importa é um vídeo dinâmigo, divertido, e engajador.

Por fim, você não precisa usar nenhum outro app para ter acesso aos Reels: dá tanto para postar o que quiser quanto assistir os Reels do Instagram por meio do app principal!

Como usar os Reels do Instagram

Okay! Nesse ponto você já sabe não só o que é essa ferramenta, mas também entendeu por que é uma boa ideia usar ela para conseguir mais seguidores rapidamente e com eficiência. Portanto, vamos agora te ensinar como usar ela para criar o seu primeiro vídeo aqui!

Como usar essa ferramenta do Instagram

Os dois primeiros passos essenciais são ter uma conta no Instagram e ter o aplicativo instalado. Se não tiver o app, siga até a Play Store para Android ou até a App Store para iOS e o instale, e crie a sua conta.

  • Com o app instalado, abra ele e, na tela inicial do Instagram, pode optar ou por deslizar para a direita ou tocar no botão de + com um quadrado por volta para criar um novo post;
  • Agora, deslize na barra na parte inferior da tela para selecionar a opção que diz Reels;
  • Nessa tela, você terá diversas opções que pode escolher para usar nos Reels do Instagram:

Poderá alterar a duração do vídeo entre 15 e 30 segundos, pode buscar alguma música para adicionar, mudar a velocidade de reprodução (indo de .3x até 3x), adicionar quaisquer efeitos, e até mesmo ativar o temporizador;

  • Recomendamos ainda que use o temporizador para que possa gravar e se mexer conforme desejar, sem precisar manter o smartpone alinhado;
  • Com tudo isso preparado, está na hora de gravar o seu conteúdo para os Reels do Instagram!

Caso seu vídeo seja mais curto que a duração selecionada, não tem problema: pode apagar e cortar o que desejar, além de completar a duração com outro vídeo que pode ser editado junto, na mesma tela.

Ainda é possível usar a função de alinhar, por meio da qual pode continuar a gravação exatamente onde parou para fazer efeitos mágicos, como uma rápida troca de roupas.

  • Por fim, é a hora de publicar o que acabou de gravar!

Poderá compartilhar/publicar o vídeo da maneira que quiser, colocando ele nos Stories para apenas os seus seguidores, ou no seu feed, para que qualquer um tenha a chance de ver ele!

Ideias de conteúdos para os seus Reels!

Agora que você está por dentro de (quase) tudo o que precisa saber sobre os Reels do Instagram, nós vamos te dar algumas ideias do que pode postar para aumentar as suas chances de viralizar e ganhar curtidas, seguidores, e visualizações.

  • Desafios (Challenges):

Sim, os famigerados Challenges simplesmente precisavam de um lugar nessa lista. Eles tem um potencial de viralizaçõ gigantesco devido ao seu formato, e incluem uma grande gama de possibilidades.

  • Memes:

Outra coisa bem óbvia e simples que pode viralizar com muita facilidade nos Reels do Instagram são os famosos memes. Ou seja, desde que se encaixe com a identidade de sua marca, faça memes e brincadeiras que estejam populares!

  • Parcerias:

Você deve ver isso em todo guia sobre Instagram e redes sociais em geral, mas as parcerias com influencers e marcas é algo extremamente importante.

Com elas, é fácil de ter maior alcance, mesmo que em um vídeo só. Você vai ter mais exposição a usuários que até então não te conheciam, e provavelmente vai ganhar novos seguidores.

  • O que está rolando no TikTok:

Outra coisa bastante importante é prestar atenção ao que está acontecendo no TikTok, já que ela é a plataforma “principal” para esse tipo de mídia, então é normal que muita coisa surja primeiro por lá.

Assim que perceber coisas viralizando e novos challenges, os reproduza para os Reels do Instagram, sendo uma das primeiras contas a os publicar e ganhar notoriedade assim.