O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo, sendo também umas das que mais cresce, mas caso surja algum motivo, veja o passo a passo de como excluir o Instagram.

Não há dúvidas de que o Insta é uma rede social completa para quem quer conhecer gente nova, acompanhar a vida das celebridades, etc.

Aliás, é por isso que ela é bastante usada, principalmente pela população jovem, chegando a possuir mais de 1 bilhão de usuários ao redor de todo o mundo.

Contudo, os motivos que levam alguém a entrar na rede podem, por diversos fatores, não fazer mais sentido com o tempo.

Assim, o usuário resolve deixar permanentemente a rede social, seja por falta de tempo, devido aos anúncios, que podem ser em excesso, por que criou uma outra conta, por que a rede social toma muito tempo do dia da pessoa, etc.

Excluir o Instagram

Independente do motivo, quando uma pessoa decide excluir a conta do Instagram, ela se depara com a ausência de um botão específico para essa ação.

Isso porque realmente não há, dentro da plataforma do Instagram, uma opção de “excluir sua conta”, e com isso as pessoas ficam confusas.

O que ocorre é que o ato de excluir Instagram exige ter acesso a central de ajuda da rede social, que é por onde o processo é feito.

Contudo, é importante que essa central seja acessada pela própria conta, para que não haja problemas de interpretação.

Assim, veja o passo a passo para excluir Instagram sem a menor dificuldade, iniciando pelo app ou site.

passo a passo para excluir o Instagram

1º passo – entrar na conta do instagram.

Aqui é necessário levar em conta, obviamente, que deve-se logar na conta que se deseja excluir, pois como já dito, a exclusão é feita em uma página externa à plataforma do Insta.

2º passo – acessar o perfil.

O perfil é onde estão suas publicações, fotos, seguidores, etc. e para acessá-lo, basta clicar no ícone com a  foto do perfil no canto inferior direito da tela.

3º passo – abrir a aba onde estão as configurações.

Para abrir essa aba, há dois modos básicos. O primeiro é clicando nas três barrinhas horizontais no canto superior direito da tela.

Já a segunda opção é simplesmente arrastar o dedo, começando do lado direito e indo para o centro da tela.

4º passo – clicar em configurações.

Ao seguir o passo 3, foi aberto uma nova aba onde estão as configurações, por isso basta simplesmente clicar no ícone configurações na parte inferior da tela.

5º passo – clicar em ajuda.

Nas configurações há várias opções de locais para acessar, mas não há um botão para “excluir Instagram”. Por isso, o que deve ser feito é clicar em ajuda.

6º passo – clicar em Central de Ajuda.

Esse é o passo onde se é direcionado para fora do aplicativo ou site do Instagram, sendo levado para a Central de Ajuda da rede social. Para isso basta clicar no nome.

7º passo – clicar em como gerenciar sua conta.

Na central de ajuda, por ser uma área voltada para muitos fins, possui diversos segmentos, mas é preciso clicar em um dos primeiros, na parte de cima da tela, o como gerenciar sua conta.

8º passo – escolher excluir sua conta.

Aqui sim já há algo mais relacionado ao objetivo final, por isso basta simplesmente clicar em excluir sua conta.

9º passo – clicar em como faço para excluir minha conta do Instagram?.

Essa é a segunda opção da tela, e é o caminho quase final para excluir Instagram.

10º passo – clique em excluir sua conta.

Nessa parte há vários textos, que não há a necessidade de serem lidos, pois são na verdade explicações e informações gerais.

O mais importante são as informações em azul, pois são links que levam para outras páginas.

No caso, é preciso procurar a frase excluir sua conta em azul, pois ela levará a página final para se excluir Instagram.

11º passo – selecione o por que você deseja excluir sua conta.

Essa já é a página da exclusão permanente, e o primeiro passo é informar qual o motivo da exclusão permanente, selecionando a opção que mais se encaixa.

Aqui também é preciso ter certeza de que a conta logada é a que se deseja excluir, pois não há volta.

Para isso, a página, ao perguntar o motivo da exclusão, se refere ao nome do usuário, sendo possível ter certeza de qual conta será excluída.

12º passo – digitar a senha.

Depois de escolher o motivo, basta simplesmente digitar a senha e clicar em “ok” na aba que irá se abrir. E pronto! Sua conta já está em processo de exclusão permanente.

O que ocorre aqui é que normalmente há um prazo, relativamente curto, para que o usuário possa, caso se arrependa, desfazer o processo.

Esse prazo dura em média 24 horas ou até bem menos, e caso a pessoa desista da exclusão do Instagram, basta entrar novamente antes que o prazo termine para que seja possível permanecer no Insta.

Mas caso não tenha conseguido realizar o processo, aqui está um presentinho especial para você.

Esse é o link direto da página para excluir o Instagram: https://www.instagram.com/accounts/remove/request/permanent/ 

O que ocorre é que é um link muito extenso, não havendo a menor necessidade de memorização, pois o mais fácil e correto é aprender o passo a passo manualmente.

Desse modo, sempre que houver a necessidade de excluir uma conta do Instagram, seja sua ou de algum colega ou conhecido, você já saberá perfeitamente.

E isso não se aplica ao link, pois é bem mais complicado de memorizar. Não é mesmo?

Espero que tenha gostado do conteúdo deste artigo, e caso ainda tenha alguma dúvida sobre o tema, basta deixá-la aqui nos comentários, que nossa equipe prontamente irá saná-la.

Deixe sua avaliação para o conteúdo do nosso site, clicando nas estrelas abaixo. Será de muito importante para melhorias futuras.

Para saber mais, basta acessar outros conteúdos no site.