O TikTok é um fenômeno entre os jovens e, vem sendo procurado cada vez mais pelos mais velhos. Muitos Youtubers e influencers estão migrando para a plataforma, em busca de novos públicos.

Os vídeos postados no TikTok têm como principal objetivo conseguir o máximo de visualizações possível. E, as pessoas que criam esses vídeos são chamadas de creators.

Mas, para que isso aconteça, o vídeo deve parar no feed do For You. O For You é uma aba do aplicativo que mostra vídeos de perfis que o usuário do aplicativo não segue. Isso significa que, para conseguir uma boa quantidade de visualizações, é necessário que o vídeo vá parar no For You. 

Como o For You funciona?

O For You se baseia em mecanismos de interação para montar um feed que tenha vídeos com conteúdo que o usuário gosta. As informações são obtidas através das perguntas feitas logo no primeiro acesso ao aplicativo. Assim, o usuário pode escolher o tipo de vídeo que deseja ver no app.

O sistema do TikTok também faz a avaliação das curtidas, comentários e compartilhamentos que os vídeos da plataforma recebem. Outros critérios utilizados na recomendação do For You são: as hashtags, as legendas, o idioma, os sons, a localização e outras configurações.

Para aparecer na página “Para você”, muitos usuários recorrem às hashtags #FY e #FYP. A aba “Para você” costuma mostrar os vídeos que possuem grandes chances de viralizar no aplicativo. Mas, é importante entender que isso não garante nada.

Com o TikTok, pessoas diferentes podem até achar os mesmos vídeos me destaque. Porém, cada usuário possui o seu próprio feed personalizado. A proposta do aplicativo é trazer entretenimento, melhorando os sistemas de recomendação. 

O que é sistema de recomendação?

Muitas plataformas online contam com um sistema de recomendação para proporcionar experiências mais personalizadas. Ele atua sugerindo um conteúdo diferente para cada pessoa, de acordo com aquilo que ela procura.

Para isso, as informações são coletadas através da interação do usuário com a plataforma, por meio do histórico de buscas, comentários, curtidas, compartilhamentos e perfis que segue. Com isso, o sistema de recomendação usa seu algoritmo para avaliar o conteúdo e definir o que cada pessoa deseja.

Algoritmo do TikTok

Vídeos de contas com uma boa quantidade de seguidores e visualizações, possuem grandes chances de irem para no For You. Mas, há outros fatores importantes. As visualizações e curtidas permitem construir o histórico de experiência do usuário com o For You.

Como ter um vídeo com mais visualizações

Trabalhar com hashtags

As hashtags se tornaram fundamentais para qualquer pessoa que queira ter sucesso com a sua rede social. Com elas, a procura por conteúdo interessante se torna mais fácil.

Para utilizar as hashtags certas, é necessário fazer uma pequena pesquisa antes. Dessa forma, será possível escolher quais hashtags são populares e podem ser relacionadas ao vídeo e o conteúdo.

A pesquisa pode começar inserindo a palavra-chave no menu de pesquisa. Depois, é preciso acessar a guia “Hashtags” para visualizar todas as hashtags ligadas a palavra-chave.

Na hora de escolher as mais adequadas, é importante ser um pouco mais específico e escolher as que apresentam mais visualizações. Essas hashtags devem ter relevância para o conteúdo

Produzir mais 

Para ter mais visualizações, é preciso apresenta uma boa quantidade de conteúdo. O conteúdo deve ser bem gerenciado para estar sempre postando novidades.

Uma boa dica é documentar tudo aquilo que está fazendo no perfil do TikTok. Isso vai ajudar a encontrar novos assuntos, fazer atualizações e se planejar para as futuras postagens.

Apostar na colaboração

A colaboração com outros TikTokers é uma ótima forma de encontrar mais pessoas interessadas no conteúdo. Ao compartilhar mensagens e vídeos em contas com um grande número de seguidores, as chances de obter mais visualizações se torna maior.

Saber o momento certo para as publicações

É importante conhecer bem o seu público para saber onde encontra-lo e quando encontra-lo. Saber o horário em que a maior parte do público está online, ajuda a fazer postagens estratégicas. 

Se a maioria da audiência está fora do país, é preciso ficar de olho no fuso horário. Como o TikTok não tem a funcionalidade de agendamento, é importante fazer uma programação para a publicação do conteúdo. 

Publicar conteúdo antigo

Para quem tem algum vídeo antigo guardado, uma boa ideia é compartilhá-lo com as pessoas no TikTok. Isso vai ajudar a aumentar o conteúdo e oferecer algo novo para o público.

Produzir vídeos de destaque

É claro que, para obter mais visualizações, é necessário ter um conteúdo de qualidade. No TikTok, os vídeos que mais fazem sucesso são os que apresentam alguma história de interesse.

Em relação ao formato, o vídeo deve ser gravado na vertical e durar pelo menos 5 segundos. Ele deve ter uma legenda criativa, que mostre o contexto e chame atenção do público. Vale a pena também contar com efeitos de voz e som.

Angariar mais seguidores

Assim como com qualquer outra rede social, é importante ter uma boa quantidade de seguidores. Mas, ter seguidores de forma orgânica, não é algo que ocorre de um dia para o outro. Para contornar isso, muitos decidem a postar na compra de seguidores.

Essa é uma forma rápida de ter novos seguidores no tiktok e chamar mais atenção. Algo que levaria meses ou anos, pode acontecer em menos de 48 horas. Para quem não pode ou quer esperar, a compra de seguidores é uma tática que pode dar muito certo. Com a maior atenção das pessoas, fica mais fácil obter visualizações e até conseguir anunciantes ou clientes.

Porém, isso não vai ser suficiente se o conteúdo das postagens não for bem trabalhado. Os vídeos devem ser bem originais e criativos para conseguir se destacar. Assim, é necessário criar um perfil interessante que as pessoas queiram acompanhar.