Se você tem interesse em criar uma presença online, utilizar do Instagram é uma ideia extremamente útil, já que essa é uma das maiores redes sociais do momento. Claro, ganhar mais curtidas no Instagram não é tão simples quanto só começar a usar ele.

Existem muitas formas e passos diferentes que permitem isso e, nesse artigo, nós iremos falar sobre diversas das melhores dicas que vão garantir a sua popularidade nessa rede social!

1. Tenha um nicho específico

Uma das coisas mais importantes para que você possa ganhar mais curtidas no Instagram é encontrar o seu nicho, o definir, e se ater a ele.

Ou seja, evite ter um post sobre cada coisa, de assuntos diferentes. Escolha algo que você goste, o que quer que seja, e foque em fazer posts apenas desse assunto.

Isso é fundamental, já que vai passar um ar de autenticidade, além do que, você postando assuntos que você gosta os conteúdos serão melhores, e será mais fácil de conseguir um número bom de seguidores fiéis.

Mantenha o foco em um nicho para ganhar likes

2. Defina a sua marca

Com o seu nicho já bem definido, agora é a hora de criar a sua marca e a definir em alguns aspectos que te farão ser facilmente identificados. Independente de você ter uma conta comercial ou pessoal, evite ao máximo usar apelidos ou coisas do gênero no nome.

O nome preferencialmente deve ser simples e refletir quem você ou a sua empresa é. Em seguida, escolha uma imagem de perfil que goste e que seja de bom gosto, e então crie uma descrição realmente boa.

3. Tenha uma descrição completa

A sua descrição é tão importante, se não mais, do que o seu nome de usuário. Por meio dela você vai poder fazer propaganda de sua conta e das coisas que você faz.

Informações relevantes são imprescindíveis para ganhar mais curtidas no Instagram a partir da descrição. Ou seja, fale quem você é, coloque o endereço de contato, os números de contato, horário de funcionamento, seu nome completo, e palavras-chave e hashtags.

Por fim, é preciso adicionar links na descrição. Como o Instagram permite que você utilize apenas um link, o mais recomendado é usar alguma ferramenta que permite colocar vários, como o linktr.ee.

Com ele, você pode criar uma “landing page” e, nela, colocar todos os seus links, incluindo suas outras redes sociais, páginas de venda, e mais.

4. Publique apenas coisas de alta qualidade

As fotos, vídeos, e conteúdos que for publicar no Instagram precisam ser de alta qualidade, se você quer ganhar mais seguidores. Claro, ter uma câmera profissional não só não é necessário, como também um certo desperdício, já que a plataforma vai comprimir as imagens de qualquer forma.

Ainda assim, se o seu smartphone não for um top de linha recente, ou pelo menos algum do nível de um smartphone Pixel, vai ser necessário investir em um novo smartphone, infelizmente.

As câmeras dos smartphones de entrada ou intermediários pode ser razoável, mas quando comparadas às que um smartphone de última geração é capaz, elas simplesmente ficam para traz.

A dica mais simples que podemos oferecer, mesmo que seja realmente caro, é investir no último modelo da Samsung ou da Apple.

5. Tenha publicações consistentes

Todo mundo se diverte ao usar os vários filtros do Instagram, mas quem tem como objetivo ganhar mais curtidas no Instagram e gerar engajamento deve evitar publicar muitas imagens com filtros aleatórios.

O ideal é que nem aplique quase nenhum filtro, para que o que publica reflita a realidade, principalmente se for uma conta para promover vendas. Se precisar usar filtros, se atenha a um número pequeno deles.

Isso vai te ajudar e muito a criar uma identidade visual boa para a conta, de maneira com que os seus seguidores consigam identificar qual post é seu apenas ao ver a imagem no meio do feed, sem precisar conferir quem publicou.

publicações consistentes geram mais likes

6. Faça publicações nos melhores horários

Para ganhar mais curtidas e seguidores no Instagram é uma boa ideia publicar novos posts nos mehores momentos. Pode parecer difícil de identificar quais são eles, mas na verdade o próprio Instagram permite!

Contudo, isso só é possível se você tem uma conta em uso, na qual já fez várias publicações. Se não, mantenha o foco em postar no horário do almoço e no horário médio de dormir.

Para descobrir pelo Instagram quais os melhores horários, será preciso ter uma conta profissional. Depois, basta que siga os seguintes passos:

  • Na página inicial do Instagram, toque no ícone de seu perfil, no canto inferior direito da tela;
  • Em seguida, abra o menu, no canto inferior direito da tela, representado por três riscos;
  • Agora, toque em Insights, na tela que aparecer;
  • Nessa tela, você irá ver como os seus conteúdos e o seu perfil estão se desempenhando. Mais para baixo na tela, terão outras opções mostrando informações mais detalhadas acerca dos posts!

Vale lembrar que, no topo da tela, é possível alterar o período dos Insights.

7. Compartilhe os seus posts em outras plataformas

Muito importante, por mais que ainda muito básico, é compartilhar o que publicar no Instagram em outras redes sociais para ganhar ainda mais curtidas. Já que o Instagram é integrado ao Facebook, ao Twitter, e ao Tumblr, isso se torna ainda mais fácil.

Publicar esses conteúdos em outras redes sociais (acompanhado de links para o post no Instagram) é uma estratégia bem boa, permitindo que pessoas que usam o Instagram raramente vejam as suas publicações e possam te seguir e deixar uma curtida.

8. Hashtags, hashtags, hashtags. Use hashtags!

Para qualquer um, usar hashtags é importante para alavancar a carreira de influencer no Instagram e ganhar ainda mais seguidores. Ainda assim, é importante que não use hashtags demais, nem hashtags irrelevantes à sua conta.

Ou seja, busque saber quais são as hashtags mais relevantes à você e coloque elas em suas publicações, fazendo com que mais pessoas cheguem em seus posts de maneira orgânica e resulte em ganhar mais seguidores no Instagram.

Além disso, identifique quais são as hashtags mais usadas do momento e coloque apenas as que fazem sentido para você.

9. Faça sorteios para ganhar mais curtidas no Instagram

Fazer sorteios é uma maneira excelente de gerar muito engajamento de seus seguidores, os fidelizar, e arranjar ainda mais seguidores. Para fazer isso, é bom utilizar algum app específico, senão pode gerar problemas ou conflitos para a sua audiência.

Além disso, também é bom estar ciente do que deveria dar como prêmio para o sorteio. Aqui estão algumas dicas bastante úteis para qualquer um criar um sorteio bom:

  • Antes de mais nada, faça um post anunciando o sorteio e o detalhando de maneira clara. Diga aos seguidores qual será o prêmio, quais as regras, e até quando ele vai ir;
  • Tenha um prêmio bom para os seguidores: Se você trabalha com artesanato, não tem muita razão para dar um smartphone de prêmio. Idealmente, premie coisas relacionadas ao que faz;
  • Sempre tenha uma data clara para começo e para o fim do sorteio;
  • A escolha do ganhador deve ser feita de maiera pública, garantindo que os seguidores vão poder confiar no resultado. Recomendamos em particular que faça o sorteio ao vivo;
  • Evite fazer sorteios com demasiada frequência. Claro que eles são bons para ter mais audiência e engajamento, mas fazer demais vai criar seguidores que só estão ali pelos sorteios, e não vai ganhar mais curtidas no Instagram;
  • Por fim, certifique-se de seguirr todas as regras do Instagram. Se não o fizer, corre o risco de ser banido permanentemente. Neste link estão as regras oficiais para promoções e sorteios.

10. Faça transmissões ao vivo

Como mencionamos, é importante que você faça a escolha do ganhador em seus sorteios por meio de uma transmissão ao vivo. Mas claro, elas são muito úteis em diversas outras situações.

Exemplos incluem um lançamento de um produto novo e antecipado, a revelação de algo que pretende criar, coberturas de eventos, e muito mais.

Para entreter o público, gerar bastante engajamento e ganhar mais curtidas no Instagram, realize sessões de perguntas e respostas. Assim, os seguidores vão poder se aproximar de você e de sua marca, os fidelizando ainda mais.

fazer lives para conseguir curtidas

11. Aproveite os assuntos mais populares

Procure estar sempre por dentro do que está acontecendo no Instagram para ganhar mais seguidores se aproveitando disso. A melhor maneira é observar o que está sendo mais falado na rede, criando publicações que abordem o tema.

A parte difícil vem de fazer isso sem fugir do seu nicho, para que tudo fique coeso. Além disso, é preciso muito planejamento para publicar no melhor momento.

Vale lembrar que, caso não seja possível encaixar o tema com o seu perfil é bom que simplesmente deixe passar. A consistência do seu conteúdo é imprescindível para garantir maior fidelização de seguidores.

12. Use geolocação, se tiver um negócio local

A geolocação pode ser extremamente útil quando se quer ganhar mais curtidas e seguidores no Instagram, principalmente se você tiver um negócio local.

Como o Instagram separa as publicações por região, é possível para usuários que não te conhecem mas que são da mesma região te emcpmtrem simplesmente por meio disso.

Contudo, é bem importante que você não sja muito específico quanto à sua localização para evitar stalkers. Ou seja, o melhor é que marque a sua cidade, ou no máximo o seu bairro.

13. Interaja com contas relacionadas

Outra coisa crucial para conseguir ganhar mais seguidores no Instagram é a interação com perfis que sejam relacionados ao seu nicho.

Marque esses perfis em suas publicações, deixe comentários e curtidas nas publicações deles, marque eles no que postar (e for relevante), e até fale sobre produtos deles, se gostar.

Uma coisa muito comum no Instagram é a troca de curtidas, de seguir, e tudo mais. Evite isso, tome a iniciativa e fale sobre os conteúdos de outros perfis, siga eles e deixe críticas construtivas.

Isso vai garatir autenticidade, e vai resultar em maior visibilidade eventualmente, já que os perfis de quem você fala vão te perceber, e alguns vão falar sobre você.

14. Faça parcerias para ganhar mais curtidas no Instagram

Outro fator importante, principalmente depois que você começar a ter alguma popularidade, é identificar pessoas proeminentes em seu nicho e fazer parcerias com elas, independente de serem mais ou menos populares que você.

Além disso, fechar parcerias com marcas que façam sentido ao seu negócio é uma boa ideia para ganhar mais seguidores no Instagram.

Coisas que você pode fazer que são genuinamente interessantes é enviar um produto seu para algum influenciador para que ele faça uma review honesta e a poste, ou até mesmo convidar um influenciador para gerenciar a sua conta por um dia, fazendo publicaç~eos que encaixem com o seu perfil.

Independente de quão grande essa pessoa for, ela vai gerar seguifores e curtidas para você, já que certamente ela terá pseguidores que não te seguem ainda.

15. Use vídeos, e faça bons vídeos

A última dica nesse guia que vai te ajudar a ganhar mais seguidores no Instagram é tulizar de vídeos de alta qualidade e que tenham alto valor de produção. Os vídeos que você fizer e for usar devem, novamente, se encaixar em seu nicho, para não distoar.

Por exemplo, crie tutoriais, faça anúncios de projetos futuros, compartilhe ideias, conte histórias, fale sobre produtos já existentes, dê dicas, e mais.

Tudo isso precisa ser regado por criatividade para que consiga ter alcance e popularidade. Para completar, a qualidade também precisa ser excelente, filmando com uma iluminação adequada, ter uma dicção boa, e saber do que está falando.

Enquanto os vídeos no Instagram tem um limite de 1 minuto, é possível usar o IGTV para postar vídeos que sejam maiores, como o limite de 10 minutos para contas normais, e de 60 minutos para conta profissionais. Aprenda mais sobre o IGTV do Instagram aqui!

ganhar curtidas com vídeos

Seguindo essas dicas, é certo que você vai conseguir ganhar mais seguidores no Instagram e alcançar certa popularidade. É improvável que isso venha rápido, já que o crescimendo orgânico demora, mas um dia será popular!