Saber como ganhar visualizações no Youtube é crucial para ter um bom desempenho nos planos e metas.  No entanto, isso é mais difícil do que parece visto que há uma grande concorrência no ambiente. Como, então, concorrer com vídeos que já possuem milhões de views?

Essa é uma das perguntas mais complexas visto que é necessário obter uma série de técnicas para ganhar destaque e, é claro, fazer algo que ninguém nunca fez.

Portanto, neste artigo iremos falar mais sobre alguns passos importantes para aqueles que estão começando e não sabem o que fazer para otimizar o perfil. Sendo assim, continue a leitura para saber mais sobre!

1. Tenha um foco de assunto

Você já viu um canal sobre gastronomia dar dicas de tecnologia? Isso é muito difícil de acontecer justamente porque cada perfil tem um ramo e público alvo. Quando se tenta abranger a todos, não se consegue obter tanto desempenho e nem produzir muitos conteúdos sobre a mesma área. 

Imagine também o seguinte: sempre seguiu um perfil específico que abordava sobre aulas de história. No entanto, começa a se alternar em assuntos sobre tecnologia, algo que não é do seu interesse. Provavelmente, irá mudar de canal ou perder tanto o foco sobre ele. 

Ficar mudando o nicho é perigoso porque faz com que se perca o público engajado anteriormente. 

O mesmo serve para aqueles que pensam em comprar canais. Não é recomendado, por exemplo, comprar um perfil com um milhão de seguidores que falam sobre games e começar a abordar sobre maquiagem: uma grande parcela deles não irá mais assistir e até mesmo poderá perder inscritos. 

2. Cronograma faz parte

Outra dica é investir massivamente em um cronograma: ele serve tanto para definir as estruturas dos vídeos quanto para garantir que haverá datas para as postagens. 

Ter uma data e horário faz com que o público sempre espere o que há de novo e o que vai ser abordado naquela semana. Mas, quando fica muito tempo sem postar, os inscritos irão conhecer outros canais e podem perder o interesse no seu e, até mesmo esquecer dele. 

Já no cronograma dos vídeos, pode-se contratar uma agência de redação que monta as falas desde o início juntamente com os assuntos que devem ser abordados e que são de relevância. Neste caso, recomenda-se seguir tudo o que for indicado e não adicionar mais falas que fogem do foco. 

É muito comum encontrar canais em que o “apresentador” costuma discorrer muito sobre sua vida privada e esquece do que realmente é importante. Isso faz com que o vídeo acabe ficando mais longo e muito cansativo.

3. Material de qualidade

Não adianta começar com materiais de entrada, como um celular de câmera ruim, e achar que vai conquistar o mundo do Youtube com isso. O primeiro passo é investir. Visite lojas online e físicas e encontre uma boa câmera, nem que seja necessário fazer o pagamento em parcelas. 

Após investir em uma boa câmera, busque montar um cenário agradável: pode ser o fundo do seu quarto, uma estante de livros, um fundo colorido e muitas outras alternativas. 

Outra dica é baixar no computador um programa para tratar o áudio. Ou seja, remover pequenos problemas de fundo e deixar com que ele fique mais agradável e sem ruídos. Há muitos programas gratuitos e que não se paga nada. Por mais que não seja levado tanto em consideração, pode trazer um grande diferencial para os seus vídeos e o melhor: sem pagar nada por isso. 

O cronograma também deve ser feito por um especialista em copywriting e também em storytelling. Os profissionais sabem como criar conteúdos interessantes com base na pesquisa do público. 

4. Assuntos quentes no Youtube e Google

O que fazer quando não se sabe qual o tipo de conteúdo deseja escrever e quais os assuntos? Uma dica é utilizar o Google Trends. Ele permite que se compare o volume de pesquisas dos mais variados temas. 

Portanto, imagine que está gravando reviews de placas de vídeo para computador gamer. No entanto, ficou em dúvida se deseja falar sobre a RTX 3080 ou a RX 550. O Trends mostra a comparação das duas de forma totalmente gratuita e diz qual das alternativas é a mais pesquisada. 

Neste caso, a plataforma diz que a RX 550, em um volume de 0 a 100, está em 46 enquanto a RTX 3080 estaria em 31. Então, seria mais viável abordar sobre a primeira opção.

A pesquisa muda de acordo com o contexto e mostra o volume no decorrer de um mês. Neste caso, a análise foi realizada no dia 12 de maio mas pode acontecer de, em cerca de algumas semanas, os resultados serem diferentes. 

Imagine que seu canal fala sobre política. No mesmo dia, 12 de maio, ao realizar a pesquisa ao comparar dois termos bastante falados no momento: CPI e voto impresso. Ao realizar a comparação, a CPI tem o volume de 97 enquanto o voto impresso está em 17. Dessa forma, seria mais relevante para esse assunto com os seus internautas porque está sendo um dos mais buscados. 

5. Faça parcerias no Youtube

Por fim, também é necessário pensar nas parcerias que se podem fazer no Youtube. Não pense em ganhar visualizações sem se unir a ninguém. Se está começando, entre em contato com outras pessoas que também estão no começo para que troquem visualizações e informações com ajudas e dicas. 

A união dos profissionais é crucial para o reconhecimento. Uma dica também é recomendar a outros canais que falam sobre o mesmo assunto e pedir para que eles também te recomendem. 

E então, já teve um ideia de como conseguir visualizações e inscritos no Youtube? Apesar de ser muito difícil de se destacar no começo, não se pode perder as esperanças em ganhar destaque. Invista em força e tempo para que consiga atrair ainda mais os olhos dos internautas. Quanto maior o investimento no começo, melhores serão os retornos. 

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