Se tem a intenção de ganhar popularidade na internet para a sua empresa ou para o seu perfil pessoal, uma coisa muito boa é aprender como ganhar visualizações no YouTube.

Com o alto número de usuários (mais de 1 bilhão!), o seu alcance vai se multiplicar muito, com o potencial de que até um terço da internet te veja.

Considerando o número extremamente alto de usuários e o número de vídeos postados e assistidos diariamente, é bizarro que tantas marcas ignorem o quão importante o YouTube é para conseguir crescer.

Claro, não é muito fácil nem muito rápido conseguir as tão almejadas visualizações em seus vídeos, mas certamente é possível, desde que você se comprometa, tenha boas estratégias, se dedique muito, e utilize de sua criatividade.

Lembre-se: não tem nada de errado em dar um boost inicial em seu vídeo (pode até ajudar). Para isso, veja aqui como pode comprar visualizações de maneira rápida, barata, e eficaz!

Nesse guia, você vai ver algumas das melhores (e quase infalíveis) dicas para aumentar o seu número de visualizações no YouTube. Siga lendo!

1. Tenha alguns objetivos bem definidos

Antes de ser possível sequer começar a gravar o seu primeiro vídeo, para ter potencial alto de ganhar visualizações no YouTube é preciso que você defina a sua intenção na plataforma.

Afinal, o tipo de conteúdo que você criar e postar pode acabar por gerar resultados muito diferentes para o seu negócio. Ou seja, decida o que busca!

Existem muitas coisas diferentes, como, por exemplo, ter uma marca mais reconhecível, geração de leads, aumentar as suas vendas, se tornar mais “respeitada”, e muito mais.

Não só ter um objetivo bem definido vai fazer com que você produza um conteúdo melhor, mas também facilita a criação de call-to-actons para que quem te assista possa te ajudar em sua meta!

Defina os seus objetivos para ganhar visualizações no YouTube

2. Se certifique de que está em dia com os básicos

Para conseguir ganhar visualizações no YouTube é bastante importante que você esteja ciente de algumas cosias mais básicas e se prepare para elas. Algumas são:

  • Identidade visual: nós já mencionamos isso em como ganhar seguidores no Instagram, e também é válido aqui. O ideal é que os seus seguidores consigam te identificar apenas a partir de como os seus vídeos parecem;
  • Seção Sobre: outro fator bem importante é que a sua seção Sobre esteja completa e seja bem informativa para que novos usuários possam te conhecer melhor;
  • Informações de contato: além disso, ter uma seção listando todas as suas informações de contato (com elas em dia) é uma boa ideia, já que assim seus espectadores e possíveis parceiros possam entrar em contato.

3. Decida como serão os vídeos

Agora é a hora de determinar melhor que tipo de vídeo você vai fazer, e como eles serão. Afinal, existe uma quantia realmente enorme de tipos em potencial para usar na plataforma.

Assim como mencionado em mais de um guia nosso, evite ao máximo tentar abordar todos os tipos, pois isso pode te fazer perder inscritos.

Isso vem do fato de que, quando alguém assiste um vídeo seu e se interessa, vai querer seguir assistindo os vídeos na expectativa de que todos sejam similares.

Mas é claro, sempre é possível criar um canal de variedades, como muitos já fizeram no passado com sucesso. Mantenha em mente, esse tipo de canal requer muito mais empenho para dar certo, e tem mais chance de não dar.

Por fim, é bastante importante para ganhar visualizações no YouTube que você defina o tipo específico de vídeo. Exemplos são reviews, tutoriais, faça você mesmo, e vlogs, dentre muitas outras.

Contudo, seja qual for a área que você investir, é imprescindível que você realmente saiba do que está falando, já que se não souber, apenas vai criar conteúdos que ninguém quer ver nem confia.

4. Busque melhorar o ranking de buscas dos vídeos

Assim como todas as redes sociais, o YouTube também tem um mecanismo de busca próprio. Uma das melhores maneiras de ganhar visualizações no YouTube é ao otimizar os seus vídeos para aparecerem nos resultados das buscas.

Ou seja, o seu objetivo deve ser o de que, quando o seu público-alvo buscar as palavras chaves que você decidir, o seu vídeo apareça no topo, ou perto do topo. E, claro, você precisa saber que tipo de conteúdo eles querem!

Sem dúvidas, aparecer no topo das buscas é a melhor maneira de conseguir novos inscritos. Existem algumas coisas importantes que você pode fazer para aparecer melhor nos resultados:

  • Utilize uma ferramenta como o Google Keyword Planner para planejar quais palavras-chave vai utilizar;
  • Fique de olho no que as pessoas estão buscando e no que elas estão assistindo, além de quais palavras-chave tem poucos vídeos competindo;
  • Use essas palavras-chave nos seus metadados. Ou seja, no título, nas tags, na descrição, nas legendas, etc.

5. Tenha um título excelente para ganhar visualizações no YouTube

Nós mencionamos que é bom botar as palavras-chave no título, mas não é só disso que um título bom é feito. Ele precisa, antes de mais nada, ser realmente atrativo.

Ou seja, precisa fazer com que com poucas palavras o usuário queira assistir, além de que precisa ser relacionado ao seu conteúdo. Se não for, ninguém vai assistir.

Além disso, evite sempre colocar o nome de seu canal do YouTube antes do título do vídeo se quer ganhar visualizações.

A razão para usar um título descritivo com a palavra-chave, que seja interessante, é que isso vai facilitar o algoritmo a ordenar a relevância de cada vídeo e informar os usuários sobre o que ele é.

Mantenha isso em mente: se o seu título refletir bem o conteúdo de seu vídeo, você vai ganhar visualizações no YouTube de maneira inteiramente orgânica.

faça títulos bons para atrair pessoas e ter mais visualizações

6. Tenha thumbnails sempre bem-otimizadas

Se você não sabe inglês, ou se não mexe com outras redes sociais, pode nem saber do que isso se trata! Mas, sem problemas: a thumbnail é a miniatura do seu vídeo que os usuários vão ver antes de sequer clicar nele.

Ou seja, a sua thumbnail precisa ser atrativa e informativa sobre o conteúdo que o usuário pode esperar ver. O investimento vai valer a pena.

Vale lembrar da identidade visual, que também precisa ser mantida nessas imagens para que você não faça uma “propaganda falsa” do que vai apresentar.

Além disso, é preciso que você ao mesmo tempo que transmite o conteúdo do vídeo na thumbnail, não utilize informações demais nela, reduzindo a quantia de textos e deixando a imagem falar.

As imagens usadas aqui precisam ser de alta qualidade para que sejam facilmente reconhecíveis, com fontes atraentes e até closeups faciais, se eles aparecerem no vídeo.

7. Crie uma descrição de qualidade

Outra dica bastante importante de como ganhar visualizações no YouTube é focar em criar uma descrição realmente boa.

É nela onde você pode informar não só aos seus usuários, mas também aos mecanismos de busca, exatamente sobre o que o seu vídeo fala. Isso vai, então, fazer com que as pessoas cliquem mais nos vídeos, aumentando as visualizações, já que os usuários poderão saber o que esperar.

Por mais que seja importante ter uma descrição distintiva, você ainda precisa se manter genérico. Isso porquê você quer gerar interesse enquanto usa o máximo possível de palavras-chave (que façam sentido!).

8. Utilize legendas

As legendas, ou transcrições, nos vídeos do YouTube podem ajudar um tanto no quesito rankeamento nos resultados de buscas, sendo mais uma boa estratégia se você quer ganhar visualizações na plataforma.

Além disso, e provavelmente mais importante, até, é que as legendas vão fazer com que os vídeos sejam muito mais acessíveis, ajudando vários grupos de pessoas, como as que tem dificuldades auditivas e as que não são fluentes no idioma.

Colocar legendas pode ser relativamente trabalhoso, já que requer que você as sincronize com o vídeo, mas ao mesmo tempo você pode simplesmente usar o roteiro que já escreveu para o vídeo.

Além disso, adicionar legendas vai fazer com que tenha ainda mais alcance!

9. Otimize o vídeo para ter maior visibilidade

Falando de maneira mais geral, sembre que buscar algo no Google você vai encontrar vídeos nos resultados, queira ou não. Qualquer produto, qualquer busca de “como fazer”, é garantido que vai aparecer algo do YouTube.

Sendo assim, a otimização para aparecer no Google é imprescindível. Temos algumas dicas específicas para isso, de maneira com que você consiga fazer com que um vídeo SEU apareça messas buscas! Estão abaixo, sendo que algumas já falamos antes:

  • Inclua as suas palavras-chave no título e na descrição;
  • Mencione as suas palavras-chave durante o vídeo, pois isso vai fazer com que o YouTube entenda melhor sobre o que ele se trata;
  • Fortifique o seu engajamento com os usuários, já que o YouTube usa essas métricas para determinar melhor onde os vídeos vão aparecer nos resultados;
  • Use as categorias que o YouTube provém para que a plataforma consiga filtrar melhor para quem mostrar os vídeos e ganhar mais visualizações;
  • Por fim, e mais importante, são as Tags, que você deve sempre usar tanto nos vídeos quanto nas descrições. Elas adicionam contexto ao conteúdo.

10. Interaja com seu público e crie uma comunidade!

Mais uma dica que vai muito além de apenas o YouTube, ter engajamento e criar uma comunidade vai te ajudar a não só ganhar visualizações no YouTube, como também seguidores e curtidas no Instagram e em outras redes sociais.

No fim de seus vídeos, peça para que quem te assiste deixe comentários para gerar certo engajamento. Então, responda a eles para criar uma sensação de proximidade com o criador. Todo mundo gosta disso!

Ainda, se inscreva em canais que compartilhem do mesmo nicho que você tem e então deixe comentários nesses vídeos, de maneira a realmente se tornar parte dessa comunidade.

Fazendo isso, você também vai conseguir criar novas ideias para os seus conteúdos!

Outra coisa relacionada são os sorteios, muito utilizados em todas as redes sociais. Peça para que as pessoas compartilhem o seu vídeo em redes sociais para entrar no sorteio e ter uma chance de ganhar, e pronto: gerou engajamento e aumentou o seu alcance!

crie uma comunidade no YouTube

11. Produza vídeos de alta qualidade para ganhar visualizações no YouTube

Essa é uma dica dividida em várias etapas e, por mais óbvia que possa parecer, pode te ajudar e muito!

Mantenha em mente que, mesmo podendo criar vídeos e os publicar com facilidade, essa não é a estratégia ideal para ganhar visualizações no YouTube. Siga essas dicas abaixo e garanta o profissionalismo:

  • Antes de mais nada, planeje o vídeo:

Para poder criar um vídeo bom, é preciso bastante planejamento acerca do que quer produzir. Faça um esboço do vídeo no qual você vai descrever superficialmente cada cena.

Então pense sobre que mensagem quer passar para a audiência e decida onde incluir as calls-to-action para que você possa motivar as pessoas a quererem fazer algo depois de assistir ao vídeo.

  • Crie um roteiro:

Agora é a hora de estruturar o roteiro escrito, o que se faz mais fácil ainda se você já conhece o seu público. Afinal, se já conhece, sabe o que funciona para ganhar visualizações no YouTube com eles.

Se não, tente fazer com que a linguagem seja acessível e identificável para a audiência. Se o vídeo for para iniciantes, evite o uso de termos técnicos (ou os explique para facilitar a vida dos espectadores novatos).

Faça com que o roteiro encaixe com o esboço inicial, senão o vídeo resultante será bem desconcertante. Além disso, é bom prestar atenção em fazer com que a duração do vídeo não seja longo demais para o que se propõe.

Você vai ter em média 10 segundos (os primeiros) para cativar os espectadores e garantir que eles vão seguir assistindo. Ou seja, não coloque a abertura logo de cara, e sim uma explicação entusiasmada e criativa do que vai falar.

Quanto à abertura, evite fazer uma abertura muito longa (geralmente, menos de 5 segundos é o ideal, e até menor se possível). Afinal, ninguém gosta de ficar 20 segundos vendo o logo do seu canal!

  • Organize a sua cena e o cenário:

Agora, tenha em mente como o vídeo vai ser: animado? Em tempo real, estilo vlog? Ou um vídeo mais tradicional? Que tipo de itens vai precisar usar para garantir que as pessoas vão seguir assistindo e recomendar ele para te ajudar a ganhar visualizações no YouTube?

Tudo isso precisa ser respondido antes de gravar. Além disso, no caso de ser um vídeo “tradicional”, é recomendado que não grave na rua, para evitar sol, vento, barulhos externos, e imprevistos.

Garanta que vai ter um equipamento adequado (nem que seja um smartphone bom) para gravar. Lembrando que mesmo os melhores smartphones ainda requerem que você use um microfone externo!

  • Se prepare (e grave):

Chegou a hora mais temida, a de gravar o seu primeiro vídeo! É realmente importante que você se prepare para isso e que pratique no espelho, ou até grave mais de uma vez anteriormente, para garantir que tudo vai sair como quer.

O quanto mais prática, mais garantido que você não vai cometer nenhuma gafe. Mas, ao mesmo tempo, se você praticar demais, pode acabar criando um vídeo que parece um robô falando.

Ou seja, mesmo praticando, você precisa parecer entusiasmado e transmitir um ar de autenticidade durante o vídeo todo se quiser ganhar visualizações no YouTube.

  • Edite o vídeo:

Com o seu vídeo gravado, agora você vai precisar editar ele para aumentar a qualidade dele. Para isso, tem algumas dicas principais que é bom que você preste atenção.

São elas, realizar cortes onde for necessário, fazer todos os ajustes de áudio para deixar mais inteligível e adicionar outras faixas e adicionar os efeitos que quiser, para deixar a sua criação mais dinâmica.

Na edição é onde você vai remover erros menores, como os famosos bloopers, assim como elementos que não se encaixam com o vídeo que deseja. Ainda, poderá tirar frases que parecerem forçadas, deixando o seu vídeo mais natural.

  • Faça o upload de seu vídeo:

A última etapa na produção é realizar o upload! Afinal, se não o fizer, não dá para ganhar visualizações no YouTube, não é mesmo?

Siga as nossas dicas anteriores quanto ao título, à descrição, e todo o resto necessário, para garantir que a sua audiência vai encontrar o seu vídeo com facilidade.

12. Faça parcerias!

Muito importante para se popularizar e ganhar visualizações no YouTube e visibilidade é fazer parcerias. Você pode ver os outros canais do mesmo nicho como competidores, mas isso não vai gerar nada positivo para você.

O ideal é que realmente os trate como parceiros e que se junte a eles para que possam crescer ainda mais. Isso vai fazer com que muita gente que nunca iria chegar até você consuma o seu conteúdo e possa se fidelizar.

Dê preferência a criadores que tenham mais ou menos o mesmo número de inscritos que você, pois é muito mais fácil que estes tenham interesse numa parceria.

Claro, nada impede que você contate canais grandes para tentar a sorte, mas é improvável que gere algum resultado. Ainda assim, se o criador for com a sua cara, é possível sair muito maior do que entrou nisso!

13. Tenha um canal organizado (com playlists!)

É muito comum que a gente vá visitar algum canal do YouTube e simplesmente não consiga encontrar o que quer por causa da desorganização. Assim sendo, é importante evitar isso e manter o seu canal bem organizado.

Isso pode ser feito por meio da criação de playlists para cada tópico e cada categoria. Além disso, é natural que os visualizadores queiram seguir assistindo a playlist, após a começar, e assim você vai ganhar visualizações em vários vídeos ao mesmo tempo.

Além disso, também é uma boa ideia ter um vídeo de introdução que aparece na página inicial do seu canal. Com ele, pessoas novas vão te conhecer melhor e com mais facilidade!

14. Divulgue os vídeos em outras redes sociais

Como já mencionamos, mesmo sendo uma grande plataforma de vídeos, o YouTube ainda pode ser descrito como uma rede social. Portanto, é uma boa ideia compartilhar os vídeos em outras redes sociais.

Promover os seus vídeos em diversas plataformas é uma das maneiras mais eficientes de ganhar visualizações no YouTube. Afinal, não é todo mundo que está nessa rede de vídeos o tempo todo!

Além disso, ao postar no Twitter ou no Facebook, por exemplo, se torna mais fácil para quem te assiste compartilhar, aumentando o alcance.

O algoritmo da plataforma também vai te favorecer se publicar em outros lugares, já que você estará trazendo usuários de outros lugares, sendo mais favorável.

A melhor maneira de publicar vídeos seus dessa maneira é criando um teaser curto sobre o seu vídeo inteiro e colar um link para ele.

Isso se dá porque nenhuma rede social promove posts que tenham apenas texto e um link para outro lugar, já que o objetivo sempre é manter os usuários na plataforma.

poste em outras redes sociais para ganhar visualizações

Como ganhar visualizações no YouTube: Conclusão

Certo! Com todas essas dicas você vai conseguir começar a ganhar mais visualizações no YouTube sem grandes problemas.

Mas, claro, esse é um processo consideravelmente demorado, inda mais se você tiver muitos canais competindo com você. Além disso, por causa do algoritmo e das verificações do YouTube, conteúdos mais novos tendem a não ser muito promovidos.

Com tudo isso em mente, mantenha sempre o foco em criar conteúdo de altíssima qualidade, se manter engajado com a sua comunidade, e promover os seus conteúdos em outras redes.