Agora que você já sabe o que é o Instagram, qual o seu verdadeiro potencial de marketing, como criar um perfil, entre outras peculiaridades da ferramenta, não custa adentrarmos um pouco mais nas suas funcionalidades. E uma delas é o famoso “direct do Instagram”, que nada mais é do que uma “caixa de entrada”, por meio da qual você consegue trocar mensagens com outros usuários de forma um pouco mais direta.

Para enviar um direct, basta acessar a página inicial (no ícone de uma pequena casa),  tocar em um símbolo no canto superior direito (um pequeno avião de papel), pesquisar pelo contato desejado e enviar a mensagem. 

Mas como uma outra alternativa, você poderá simplesmente ir até o perfil do contato desejado (desde que ele lhe siga), tocar em “Mensagem” e iniciar a conversa.

Instagram Stories

Os que já estão bastante familiarizados com o aplicativo, já sabem como entrar e fazer login no Instagram, já aventuram-se aqui e ali em um direct ou outro, segue e é seguido, entre outras funcionalidades, agora podem muito bem enveredar por esse curioso universo do famoso “Instagram Stories”.

Em síntese, a funcionalidade foi uma maneira, criada pelos seus desenvolvedores, de incentivar ainda mais a interação entre os seus usuários. Por meio dele, é possível a qualquer um compartilhar situações do dia a dia, trocar fotos e vídeos com os amigos, iniciar uma transmissão de vídeo ao vivo, personalizar publicações escritas, enviar emojis, máscaras, GIFs, stickers, entre outras interações típicas de um Instagram com “histórias”.

Além disso, você poderá ter acesso também ao Stories de quem você segue ou de quem lhe segue; e, para isso, basta ir até o perfil que deseja, clicar no símbolo do avatar, observar os Stories fixos que não desaparecem no prazo de 24 horas (o prazo de duração de um Stories) e, a partir daí, também obter, na sua página inicial, esse histórico das pessoas que você segue na forma de um feed.

Mas como eu posso publicar um Stories?

Essa operação é da mesma maneira bastante simples. Basta clicar em “Seu story” (na parte de cima da página) ou no símbolo “+” (que fica do lado da sua foto), abrir a câmera do seu smartphone ou iPhone e utilizá-la da maneira como quiser. 

Ex: Realizar uma transmissão ao vivo, reproduzir vídeos a partir do seu final, compartilhar textos, fazer um “Boomerang”, utilizar o “Superzoom”, gravar vídeos apenas com dois toques, além de utilizar máscaras, GIFs, emojis, stickers e um sem número de outras funcionalidades do aplicativo.

O Instagram traz consigo uma série de possibilidades e se consegue fazer tudo ao usar a criatividade e técnicas básicas de social media, copy e sotorytelling. 

O Instagram no mundo dos negócios

Indivíduos que já sabem como baixar vídeos no Instagram, como conseguir seguidores, manipular a ferramenta e ampliar a sua rede social, encontrarão no aplicativo uma ferramenta de marketing digital por natureza!

Por meio dele você poderá criar um perfil exclusivamente comercial, dar destaque a produtos, analisar métricas, destacar preços, levar visitantes do seu Instagram para um site ou página de vendas, entre outras inúmeras ações.

E para que se tenha uma ideia do potencial dessa ferramenta para o mundo dos negócios, hoje já se sabe que mais de 60% dos usuários do Instagram confessam encontrar novos produtos por meio do aplicativo. 

E mais: 73% dos usuários dizem acompanhar alguma marca empresarial, cerca de 57% afirmam que vão até a plataforma para descobrir marcas autênticas, 61% dizem seguir marcas desconhecidas pelo simples fato de elas oferecerem um conteúdo interessante, entre outros números que são como um verdadeiro manancial de oportunidades para quem deseja empreender.

E justamente por isso, o aplicativo hoje possui uma versão exclusiva para empreendedores (o “Instagram para Negócios”), desenvolvida de maneira a exibir para as empresas o perfil de quem lhes segue, além da possibilidade de colocar nas suas páginas diversas informações sobre a empresa, como o endereço, contatos, descrição da atividade, número de visualizações, alcance, engajamento.

Sem contar a funcionalidade que permite ao usuário colocar em seu perfil um link que leve até a página do seu negócio. Para quem está começando uma empresa, essa rede social é uma das mais importantes e não é por pouco: a cada segundo são milhões de cliques. 

Como entrar no Instagram e começar a vender a partir dele?

Para aqueles que desejam utilizar o aplicativo como um potencializador para as suas vendas, a novidade é saber que isso é totalmente possível. Saiba que ele pode ser integrado a um e-commerce ou loja virtual do Facebook em qualquer segmento, além de gerar links diretos para os seus produtos, exibi-los em publicações, anunciar por meio do Instagram Ads, entre outras possibilidades.

E sobre esse “Instagram Ads”, trata-se da chamada “mídia paga” do Instagram; uma forma de publicidade na qual você paga de acordo com os cliques, curtidas, impressões e conversões nos seus anúncios.

Para obter a funcionalidade, basta criar uma conta comercial (como explicamos acima), acessar o seu Gerenciador de Anúncios (aquele mesmo utilizado para anúncios no Facebook), escolher o seu objetivo com a campanha, selecionar o formato dos anúncios, o tipo de campanha e, a partir daí, anunciar o seu produto para os mais de 500 milhões de indivíduos que acessam o Instagram todos os dias.

Não se esqueça que nós também vendemos seguidores no Instagram. Eles são reais e irão interagir com todas as suas publicações, aqui não tem nada de robô. Para saber mais sobre os nossos serviços, você pode acessar o nosso blog ou então, a página oficial de nosso site. 

E então, tem mais alguma dúvida? Comente aqui com a gente!