O YouTube é uma das maiores redes sociais em existência, com o foco principal em compartilhamento de vídeos de todos os tipos. É feito o upload de milhares de horas de vídeo a cada dia e, por isso, é uma boa ter um canal e aprender como ganhar inscritos no YouTube.

Nós já fizemos um guia no qual falamos sobre como pode ganhar visualizações no YouTube, e muitas das dicas mencionadas lá são válidas aqui também. Ainda assim, muitas diferem.

Nesse artigo, nós vamos falar sobre as principais maneiras e os principais truques que você pode usar para aumentar o número de inscritos de maneira orgânica. Siga lendo e descubra tudo!

1. Peça para que quem está assistindo se inscreva

Sim, é realmente uma dica muito básica, mas que ainda assim é muito válida. Às vezes a audiência vai precisar daquele lembrete não só de se inscrever como também de ativar as notificações para quando você posta um novo vídeo.

Fazer isso pode muito bem te fazer muito “comercial”, mas é necessário para que você ajude as pessoas que te assistem a sempre ficarem em dia com as suas novidades.

E, caso já faça isso, lembre-se de sempre demonstrar o porquê vale a pena se inscrever no seu canal! Como sempre, evite fazer demais, ou vai correr o risco de afastar as pessoas.

peça para ganhar inscritos!

2. Interaja com a sua audiência parra ganhar inscritos no YouTube

Outra bastante óbvia é manter interações. Afinal, se você mantiver uma relação com os seus seguidores, eles vão ter mais interesse em seguir te assistindo. Responda aos comentários, siga os canais deles.

A melhor coisa disso é que, quando tiver realmente se inserido na comunidade, será possível a utilizar como fonte de conteúdo! Sem a preocupação, é claro, de usar todas, e sempre mencionando quem deu a ideia originalmente.

3. Certifique-se de que o seu canal está atrativo

O seu banner no YouTube vai servir como boas-vindas a todo mundo que vier conferir o seu canal. Independente da razão (quer eles tenham assistido um vídeo e queiram assistir mais, ou até sejam um futuro inscrito), o seu banner precisa ser bom

Para isso, ele precisa de uma estética limpa e faça sentido com a sua marca, que seja convidativo para usuários, e que seja otimizado para todos os dispositivos.

4. Se foque nas suas thumbnails

As thumbnails nada mais são do que miniaturas dos vídeos que os usuários vão ver antes de abrir ele. Portanto, precisam ser atrativas e informativas sobre o que os seus vídeos se tratam.

Além disso, também é importante que a thumbnail reflita o que aparece no vídeo e a paleta de cores. Elas tem uma resolução de 1280 x 720 pixeis.

Se o seu canal tem um fim mais profissional e consistente, é importante que as thumbnails também sigam nessa linha. Use a mesma fonte, paleta, e até a mesma composição em todas, para que se encaixem.

5. Use as ferramentas de clique do YouTube

Existem duas coisas separadas que o YouTube permite que todo mundo use com facilidade e que não são incômodas, como as anotações eram. São elas:

  • Telas de fim: são imagens no final de seus vídeos onde pode lembrar quem acabou de assistir a se inscrever ou adicionar alguma call-to-action antes do YouTube os mandar para outros vídeos;
  • Marca d’água: nada mais é do que um botão de inscrição extra que vai ficar numa pequena parte do vídeo para te ajudar a ganhar inscritos no YouTube.
Use as ferramentas de clique e ganhe inscrições no YouTube

6. Mantenha o canal organizado em playlists

As playlists servem dois principais propósitos, ambos muito importantes para quem deseja se popularizar no YouTube. O primeiro é permitir que o seu perfil fique muito mais organizado, de maneira com que as pessoas encontrem tudo com mais facilidade.

O segundo é motivar os visualizadores a gastarem mais tempo assistindo seus vídeos, já que elas tem um tema uniforme. Além disso, vai os motivar a se inscrever, já que vão assistir apenas coisas interessantes a eles.

7. Tenha um calendário de lançamentos consistente

Tem uma “regra” para quem quer se tornar popular em qualquer rede social, incluindo ganhar inscritos no YouTube, que é ter regularidade: um vídeo por semana, ou um a cada dois dias, por exemplo.

Não deixe que isso comprometa a qualidade dos seus vídeos, já que mesmo postando todo dia, ninguém vai ficar no seu canal se o conteúdo for ruim.

Ou seja, o ideal é encontrar um meio-termo para isso, de maneira com que os seguidores saibam que tem coisa nova vindo, e que a espera vale a pena, o que vai sempre garantir visualizações.

8. Se promova em outras redes sociais

O que isso quer dizer, em suma, é sempre fazer posts acerca dos seus vídeos em outras plataformas, como o Twitter, o Instagram, ou o Facebook.

O mais recomendado, por mais que mais trabalhoso, é postar teasers, ou trechos, dos seus vídeos sempre que postar novos e, junto a eles, adicionar o link para o vídeo completo.

Isso vai fazer com que a rede social te promova mais e que você crie interesse de potenciais inscritos, para que possa ganhar mais no YouTube.

9. Busque informações sobre palavras-chave

Essa é simplesmente fundamental se você quer ganhar visualizações de maneira orgânica – isto é, sem comprar visualizações -, então sempre é bom mencionar.

Preste atenção às palavras-chave relacionadas aos assuntos que as pessoas buscam no YouTube para conseguir criar um vídeo e a descrição que chame mais atenção.

É recomendado, ainda, usar uma ferramenta como o Google Keyword Planner para identificar quais são as mais usadas e quais deve usar. Ao mesmo tempo que usar as mais usadas é bom, é uma faca de dois gumes.

Isso porquê se as palavras-chave são muito usadas, vai ter muita competição! Então é bom encontrar o meio-termo para palavras-chave boas, mas que tenham menos uso.

10. Faça parcerias!

A última das nossas dicas é que você faça parcerias tanto com outros canais e criadores quanto com celebridades.

No caso de outros canais, é bom buscar canais de tamanho similar ao seu, já que são estes que estão mais inclinados a fazer parcerias com canais pequenos.

Ainda assim não faz mal tentar a sorte com parceria com algum canal maior. As parcerias dão certo porque quem assiste o outro canal vai confiar em seu dono, assim como quem assiste o seu confia em você, resultando na possibilidade ganhar inscritos no YouTube!

Quanto às celebridades, vai ser muito raro de conseguir, a menos que o seu canal já seja grande ou que algum vídeo seu tenha viralizado. Se esse for o caso, invista, pois é certo que vai ter muito resultado!

Faça parcerias para aumentar o número de inscritos

Como ganhar inscritos no YouTube: Conclusão

Seguindo essas dicas, se torna bem mais fácil de conseguir muito mais inscrições em seu canal no YouTube. Ainda é um processo demorado, que pode levar semanas (ou meses), mas ainda assim vale a pena.

Se você quer dar um boost no número de views em seus vídeos, siga esse link para comprar visualizações de maneira rápida, barata, e garantida!