O Instagram é uma plataforma que você certamente já conhece, dada a sua enorme popularidade nos últimos anos. Uma ferramenta muito útil encontrada nele é o IGTV do Instagram, uma que serve para postar vídeos mais longos, com até 60 minutos de duração.

Essa ferramenta pode ser encontrada e utilizada dentro do próprio app do Instagram, mas também por meio de um app separado, caso prefira.

O IGTV do Instagram veio para competir com o YouTube, já que muitas pessoas atualmente preferem consumir vídeos mais longos, o que não era possível no Instagram até 2018 (e hoje em dia só é possível usando essa ferramenta).

Se tem interesse no IGTV, basta seguir lendo esse artigo para aprender tudo o que precisa saber sobre ele, incluindo o que ele é, como usar ele, e muito mais!

Introdução sobre o Instagram TV

O que é o IGTV do Instagram e como ele funciona?

Começando pelo mais básico, IGTV é uma sigla que significa Instagram TV. A ferramenta, como descrita pelo próprio Instagram, é “um local dedicado a vídeos imersivos e longos”.

O IGTV do Instagram tem um foco específico em smartphones. Na verdade, não é nem possível assistir ele em seu computador, a menos que use algum emulador de Android!

No IGTV, os vídeos erão em tela cheia, e os usuários poderão deixar curtidas, comentários, e até compartilhar tudo o que virem.

Contas comuns tem um limite de 15 minutos por vídeo, enquanto contas verificadas tem um limite de 60 minutos por vídeo.

Além disso, se o seu vídeo for menor do que 10 minutos, o tamanho máximo é de 650 MB. Para vídeos de até 60 minutos, esse limite sobe para 3,6 GB.

Funcionando como um app independente e também como uma funcionalidade dentro do Instagram, no IGTV não há o limite de um minuto para publicação de vídeos, como ocorre no feed da rede social.

Quando você for assistir algo no IGTV do Instagram, os vídeos começarão a tocar automaticamente, na vertical.

Como fazer para usar o IGTV?

Certo, agora que já conhece essa ferramenta, pode estar querendo aprender como usar ele. Tudo o que é necessário é que você tenha uma conta no Instagram e que tenha o app do Instagram ou do IGTV instalado em seu smartphone.

Se ainda não tiver nenhum desses apps instalado, baixe aqui o Instagram para Android ou para iOS, ou o IGTV para Android ou para iOS.

Agora, com isso pronto, basta que você siga os seguintes passos:

  • Após abrir o app do Instagram clique no ícone de seu perfil na tela inicial, no canto inferior direito da tela;
  • Em seguida, clique no ícone de + com uma caixa por volta, no canto superior direito da tela;
  • No menu que aparecer, selecione a alternativa que diz Vídeo do IGTV;
  • Com isso, você será redirecionado à sua galeria, onde deverá selecionar o vídeo que quer postar que tenha um minuto ou mais;
  • Após escolher o vídeo, clique em Avançar, onde poderá selecionar uma capa para seu vídeo no IGTV do Instagram a partir de alguma cena do próprio vídeo ou a partir da Galeria;
  • Para completar, escolha um título para ele e, se quiser, escreva também uma descrição. Configure, ainda, se quer que uma prévia seja publicada, se quer que ele seja visível no Facebook, e mais.

Para publicar utilizando do app do IGTV, basta clicar no botão de + no canto superior direito da tela e, após, seguir todos os mesmos passos mencionados acima!

Se você quer simplesmente assistir vídeos do IGTV de outras pessoas, basta que você, no app do Instagram, clique no botão de Lupa para buscar e, no topo, clique no botão que diz IGTV.

Como usar o IGTV

Dicas para usar o IGTV do Instagram melhor!

Okay, você agora sabe como começar a realmente usar o IGTV, tanto para publicar quanto para assistir. Agora, vamos falar sobre como usar ele melhor para ganhar ainda mais seguidores!

  1. Compartilhe em outras redes sociais: Essencial para ficar mais popular, você deve compartilhar os seus vídeos em plataformas como o Facebook e o Twitter para ter mais alcance;
  2. Grave vídeos em alta resolução: O IGTV pede que todos os vídeos tenha 720p de qualidade no mínimo. Ainda assim, é ideal que você os grave em no mínimo 1080p para garantir a qualidade;
  3. Edite tudo o que gravar: Você pode muito bem gravar e postar em seguida para o IGTV do Instagram. Contudo, é bem melhor que você edite eles antes de publciar para dar um ar mais profissional e mostar que se importa com a qualidade do que faz;
  4. Poste regularmente: Publicações regulares garantem que seus seguidores vão se tornar mais assíduos e não vão abandonar o seu canal.
    Se você não publicar pelo menos a cada dois dias, perderá a relevância rapidamente;
  5. Faça colaborações: Colaborar com outros criadores é uma estratégia muito boa, já que isso faz com que quem assiste o outro canal tenha acesso mais fácil ao seu, e possa então começar a te seguir;
  6. Ache o seu nicho: Para conseguir ter sucesso em qualquer mídia social é muito importante ter foco em algum assunto. Tendo foco, as pessoas vão saber o que esperar do seu canal no IGTV do Instagram, e vão voltar com frequência.
    Claro, sempre é possível ter um canal de variedades, mas esses tendem a demorar mais para ganhar popularidade.
  7. Chame atenção rapidamente: Mesmo que os vídeos nessa plataforma sejam longos, é imporaten que você fale sobre o que vai falar no primeiro minuto, para garantir que os espectadores assistam o vídeo inteiro.
  8. Tenha uma identidade visual: Se você já tem uma marca estabelecida, tente se ater à identidade visual já criada, para que seus conteúdos não distoem.

Com todas essas dicas sobre o IGTV do Instagram, é garantido que você vai ter popularidade nessa plataforma de vídeos compridos!