“Arraste para cima que eu te ensino”, essa é uma das frases ditas por aqueles que possuem o adesivo de link nos stories no Instagram.

E, apesar de ser algo que só é permitido para aqueles que possuem mais de 10 mil seguidores, isso está para mudar.

O Instagram estuda a possibilidade de oferecer a todos os usuários a possibilidade de adicionar links externos nos Stories.

Por enquanto, apenas algumas pessoas que possuem a rede social, e que estão fazendo uso por meio de smartphones do sistema iOS,  conseguem fazer o uso.

Basicamente, isso será substituído por um adesivo que pode ser colocado em qualquer local da mídia.

Ou seja, aqueles que fizerem o uso desse adesivo poderão inserir links externos para onde quiserem dos Stories.

Ainda que esteja em sua fase de testes por um restrito grupo de usuários, a expectativa é de que seja distribuído em breve para os usuários.

A grande intenção por trás de manter o acesso a esse novo artifício do Instagram é pelo fato de que os desenvolvedores ainda procuram entender como os usuários irão se beneficiar dos links nos stories.

Ainda sobre esse assunto, a plataforma também se prepara para combater spams, fake news e qualquer outra forma de desinformação.

Enfim, para saber mais sobre esse assunto, o artigo abaixo está repleto de informações sobre a nova atualização do Instagram que ainda está por vir.

O fim do “arrasta para cima”

Antes, a função de incluir links possibilitando que a audiência daqueles que possuem mais de 10 mil seguidores pudessem arrastar a tela para cima para ir até uma página, era algo exclusivo

Num futuro não muito distante isso pode ser algo mais “democratizado” pelo Instagram.

Isso porque após uma descoberta por um dos desenvolvedores, o programador Alessandroo Pluzzi, algo pode mudar no Instagram.

Basicamente, sua descoberta o levou a conclusão que não existem diferenças entre um adesivo com links e a função de “arrastar” na rede social.

Apesar de não ter sido confirmado pelo Instagram ainda, essa mudança irá ser benéfica para aqueles que desejam colocar mais de um link.

No caso, aqueles que trabalham com vendas podem usar catálogos e posicionar links de vendas.

Todavia, ainda não se sabe muito mais sobre como serão essas mudanças e nem se irão ser aplicadas.

No geral, há uma grande expectativa por parte daqueles que desejam usar a função de pôr links nos stories.

Essa limitação acaba impedindo que os usuários com menos de 10 mil seguidores pudessem usufruir desse recurso útil da rede.

Agora, espera-se que esse recurso venha a acontecer assim como foi com a integração entre os Stories do Instagram e do Facebook.

Isso aconteceu após a conexão feita entre as DM’s do Instagram e o programa de mensagens do Facebook, o Messenger.

Qual será que vai ser o próximo passo? Alguns vídeos de entusiastas de redes sociais acreditam que a tendência é que cada vez mais essas redes se integrem uma a outra.

Como funcionará a “figurinha” de link

Basicamente, o adesivo funcionará assim como os demais adesivos para Stories do Instagram.

Segundo uma nota do Instagram, esse adesivo tem como função ser usado como algo para oferecer mais possibilidades criativas.

Esses terão estilos diferentes, a possibilidade de serem redimensionados, assim como movidos pelos Stories.

Em suma, para usá-los basta arrastar a tela do Instagram para a esquerda e ir até os Stories.

Após produzir um Storie, deve-se arrastar a tela para cima. Nessa seção que se abre, as opções de adesivos ficam disponíveis.

Segundo algumas imagens de celulares de usuários que tiveram acesso a essa versão de testes, o adesivo fica no canto superior direito das opções.

Até o momento não se sabe ao certo como ele funcionará propriamente. Mas, se for possível fazer uma especulação, provavelmente será possível escrever ou colar algum link no espaço do adesivo.

Dessa forma, a audiência dos Stories tem a possibilidade de conseguirem ir até o endereço do link depois de clicar.

De qualquer forma, essa vai ser uma grande praticidade e pode contribuir bastante para páginas menores do que 10.000 seguidores.

Resta aguardar as próximas atualizações ou qualquer nota que o Instagram emitir sobre o assunto.

Como colocar link nos Stories sem ter 10 mil seguidores

Enquanto não se tem 10 mil seguidores, e enquanto a função de adesivo com link não está disponível, o melhor a se fazer é aprender a colocar link nos Stories.

Apesar disso ser mais um macete do que algo que o Instagram planejou que fosse usado assim, contribui bastante para quem quer oferecer um link nos Stories.

Portanto, aqui está um tutorial rápido que ensina a fazer isso.

Antes de mais nada, é preciso entrar no Instagram.

Basicamente, o que é feito é o uso da função IGTV do Instagram para usar a função arrasta para cima nos Stories.

Apesar de não ser a mesma coisa, é possível colocar links na legenda do vídeo do IGTV.

O que deve ser feito: publicar um vídeo do IGTV convidando as pessoas a conhecerem o conteúdo ou produto que está no link.

Mas antes de publicar, é preciso colocar o link na descrição do vídeo. O ideal é que o vídeo tenha um conteúdo que consista na ideia de ir até o endereço do link.

Assim o vídeo tem como função convidar as pessoas a conhecerem o que está no link.

Enfim, em seguida é preciso criar um Stories e selecionar a opção de vincular link.

Essa função fica no canto superior esquerdo da tela dos Stories. Ao clicar, é preciso clicar na opção Adicionar vídeo do IGTV.

Depois disso, basta selecionar o vídeo que contém o link desejado e pronto.

Agora resta fazer a publicação nos Stories e esperar que acessem o link.

Conclusão

A partir deste artigo os leitores ficaram informados sobre o fim da função “arrastar para cima” do Instagram.

Aqui foram comentadas algumas das poucas noções que se tem de como será o adesivo que substituirá essa função.

Além disso, para aqueles que ainda não possuem uma conta com 10 mil seguidores, há um tutorial que ensina como disponibilizar links nos Stories.

Ainda que não tenha sido lançado, o adesivo de link é algo muito esperado. E enquanto não está disponível, o melhor a se fazer é usar o link no vídeo do IGTV a favor da conta no Instagram.