Nos dias de hoje, o marketing de conteúdo tem ficado cada vez mais em evidência. Em tempos onde fazer publicidade é sinônimo de atrair o interesse de públicos muito diversos, apostar nessa estratégia é um tiro certo.

As redes sociais são veículos muito adequados para isso. Portanto, continue lendo esse post para conhecer a definição de marketing de conteúdo, sua importância para o marketing digital e como ele pode ser aplicado às redes sociais.

Significação do marketing de conteúdo

Em linhas gerais, marketing de conteúdo é a divulgação de produtos ou serviços feita por meio de conteúdos relevantes.

Em vez de investir em estratégias, por vezes caras e invasivas, como a publicidade tradicional, o marketing de conteúdo aposta em formas mais sutis de chamar a atenção das pessoas.

Os objetivos desse marketing vão além da atração. A partir de conteúdos relevantes é possível educar o público e fazer com que ele progrida mais rapidamente no funil de vendas.

Por isso, esse método de marketing deve ser integrado a outras estratégias, como campanhas do Instagram Ads e redes sociais. 

Por que o marketing de conteúdo é importante?

Agora que você está ciente da definição, é hora de descobrir exatamente quais são os atributos e a importância do marketing de conteúdo.

Mais visibilidade

Basear seus conteúdos em uma estratégia consistente influencia nos posicionamentos dos conteúdos na web.

Isso acontece porque marketing de conteúdo e SEO caminham lado a lado.

As estratégias de otimização para mecanismos de busca determinam a relevância das páginas na internet. Conteúdos de qualidade contam pontos para o algoritmo do Google.

Mais interações

O marketing de conteúdo também ajuda as empresas a criarem canais de comunicação com o público.

Postar novos conteúdos no Facebook, por exemplo, aumenta as chances de engajar sua audiência e saber a opinião e as necessidades de cada um.

Essa aproximação entre marca e clientes é fundamental hoje em dia para criar uma audiência fidelizada.

Nutrição de leads

Pensando nas possibilidades de educar clientes em potencial, fazer marketing de conteúdo é a melhor maneira de preparar os leads para a conversão.

Nem sempre quem visita suas redes está pronto para fazer uma compra. Divulgue conteúdos com a intenção de acelerar esse processo.

Quais redes sociais usar?

Como você pode ver, o marketing de conteúdo é fundamental para incrementar a imagem de empresas na web.

Porém, existem tantas redes sociais que pode ser difícil decidir em quais investir.

Sendo assim, para fazer essa escolha, considere esses aspectos:

  • Perfil da empresa;
  • Perfil dos clientes;
  • Características da rede social;
  • Categoria de conteúdo que deseja publicar.

Com isso em mente, apresentaremos a seguir algumas redes sociais que valem a pena ser consideradas.

Facebook

O Facebook é a rede social mais popular do mundo, o que por si só é um grande motivo para as empresas investirem em marketing de conteúdo para ela.

É possível publicar links, fotos, vídeos, infográficos, textos e gifs, ou seja, as possibilidades de marketing de conteúdo são variadas.

Além disso, procure saber como funciona o Facebook Ads, a plataforma de anúncios pagos do Facebook.

Instagram

As taxas de engajamento do Instagram são astronômicas, segundo a Forrester Research, o número médio de interação por seguidor é 2,3%.

Considerando que a taxa do Facebook é 0,2% e do Twitter é 0,02%, essa é uma informação digna de nota.

O Instagram é focado em conteúdo imagético, mas também é possível fazer stories e lives. Os sorteios são modalidades muito populares de divulgação por lá. 

YouTube

O YouTube é a maior plataforma de vídeos da internet mundial. Ter um canal atualizado frequentemente pode ser um passaporte para a viralização e mais conversões.

Faça vídeos que agreguem valor a sua marca, como tutoriais, entrevistas, webinars, demonstrações de produtos e até mesmo bastidores da empresa.

Lembre-se de que se aproximar do cliente é um dos pontos mais importantes para conquistar um grande número de pessoas.

Use o formato audiovisual para mostrar por que sua empresa é diferente da concorrência.

Twitter

O Twitter é uma das redes sociais mais dinâmicas. Os tweets comportam só 280 caracteres (antigamente o número era ainda menor, 140), então todo usuário precisa se expressar com clareza e objetividade.

Para empresas, ter um perfil no Twitter é interessante para se manter a par das novas tendências, interagir mais rapidamente com clientes e leads e segmentar anúncios no Twitter Ads.

Concluindo, o marketing de conteúdo tem grandes vantagens, especialmente quando integrado a outras estratégias, como anunciar no Google Ads.

Se você deseja melhorar sua imagem, investir em conteúdo para redes sociais é uma grande oportunidade.