Agora que você já sabe tudo sobre como ganhar visualizações no YouTube, é uma boa ideia que você comece a aprender mais sobre outros aspectos da plataforma, como o programa de membros do YouTube.

Esse programa foi adicionado em 2018 e ele permite que qualquer canal cobre uma taxa mensal para que inscritos tenham certos bônus adicionais. Em suma, é uma excelente forma de monetização similar ao Apoia-se ou o Patreon.

Por mais que ele não te ajude diretamente a ganhar visualizações no YouTube, certamente vai te ajudar a ganhar dinheiro e te incentivar a seguir criando na plataforma! Siga lendo abaixo tudo sobre ele.

O que é o programa de membros do YouTube?

Como mencionamos, ele começou a existir há três anos e permite que criadores de conteúdo recebam um suporte mais direto de seus fãs.

Para que o seu canal possa oferecer um programa de membros, é necessário que você ofereça no mínimo um benefício para os membros do programa, dentre as seguintes opções:

  • Posts da comunidade apenas para membros: no caso, posts na aba de comunidade do YouTube que apenas membros do programa podem ver;
  • Vídeos apenas para membros: vídeos privados que apenas membros do programa tem acesso para ver e comentar;
  • Lives apenas para membros: bastante auto-explicativo, lives exclusivas para membros;
  • Chats ao vivo apenas para membros: durante lives públicas, apenas membros poderão participar do chat.

Os membros do programa vão ganhar um selo ao lado de seu nome, indicando sua participação sempre que deixar comentários no canal.

Além disso, esses selos mostram por quanto tempo os usuários participam do programa de membros do YouTube, e eles podem ser customizados pelo criador de conteúdo.

Inclusive, é possível para o criador de conteúdo criar vídeos comemorativos para os membros, como celebrações do aniversário.

Explicando melhor, esse programa serve para dar uma maneira os usuários de pagarem para se aproximar um pouco mais dos criadores que realmente gostam!

É bastante fácil se tornar membro de um canal: ao lado do botão de Inscrever-se, é possível encontrar o botão de Seja membro.

como virar membro de um canal no YouTube

Clicando nele, você vai ver todos os benefícios que pode ter ao se tornar membro, além de todas as informações importantes sobre pagamento.

Quem pode oferecer o programa de membros do YouTube?

Não importa o quanto você queira participar do programa de membros do YouTube se você não estiver dentro dos requerimentos mínimos. Se você não sabe quais são eles, nós vamos falar sobre isso aqui!

Lembre-se de que, mesmo que seu canal se encaixe nos requisitos mínimos, isso não quer dizer que você vai fazer parte do programa. O YouTube está ainda testando a funcionalidade, então ela está disponível para alguns usuários apenas.

Vamos aos requisitos:

  • O seu canal precisa ter no mínimo 1,000 inscritos;
  • O seu canal precisa fazer parte do Programa de Parcerias do YouTube;
  • Você precisa ter, no mínimo, 18 anos de idade;
  • Você precisa residir em algum dos países em que o programa está disponível (não se preocupe, o Brasil está na lista!);
  • O seu canal não está marcado como “destinado a crianças”;
  • O seu canal não tem um número muito significativo (não especificado pela plataforma) de vídeos não elegíveis.
  • Você está de acordo com os termos de serviço do programa de membros do YouTube.
requisitos mínimos para poder participar e ter membros no YouTube

Se o seu canal está em dia com esses requisitos, basta esperar até a funcionalidade chegar a você!

Quanto custa para fazer parte do programa de algum canal?

Existe uma grande variedade de níveis de membro, e com isso vários preços diferentes. Além disso, depende do criador definir quais os níveis e quanto quer cobrar. Num geral, o preço varia de 0,99 dólares até 99,99 dólares por mês.

Além disso, o criador vai decidir quais níveis terão acesso a quais benefícios, podendo escolher se quer ter apenas um nível de pagamento para liberar todos os benefícios.

É bom mencionar que o criador vai receber apenas 70% do valor total da assinatura, com o resto sendo arrecadado pelo YouTube.

Além disso, só é permitido sacar quando tiver no mínimo 100 dólares acumulados, o que pode ser um ponto bastante negativo, já que vai demorar um tanto para acumular esse valor (ainda mais com os descontos da plataforma).

É possível mudar o nível da assinatura?

Vale ainda que a gente diga que qualquer usuário que for membro do programa para um canal pode alterar o nível da assinatura a qualquer momento.

Para fazer isso, só é necessário acessar a página do canal da assinatura e clicar no botão de ver benefícios. Então, é só escolher para qual nível quer alterar, seja um upgrade ou um downgrade de nível.

mudar nível da assinatura no programa

Como receber os pagamentos?

Essa é a parte mais chata: só é possível tendo uma conta no AdSense e, acima disso, os pagamentos sempre são feitos em dólar.

Isso significa que é por transferência internacional, sujeita a taxas de conversão. O aplicativo mais recomendado de se usar para esse tipo de transferência é o Wise (antigamente conhecido por TransferWise), que tem taxas muito menores que as geralmente encontradas.

Conclusão

O programa de membros do YouTube é uma maneira por meio da qual você pode monetizar o seu canal com facilidade, recebendo uma quantia bem legal de dinheiro.

Com requisitos mínimos relativamente pequenos, é fácil de fazer parte, por mais que o YouTube pegue 30% do que você receber das assinaturas.

Num geral, é uma maneira muito boa e prática de receber um dinheiro extra trabalhando no YouTube sem precisar usar outras plataformas!

E lembre-se, se você quer aumentar o seu número total de visualizações em um vídeo de maneira rápida, veja aqui como comprar por um valor bem baixo (e garantido)!