Você provavelmente percebeu que o marketing digital está crescendo e agora está se perguntando: quanto custa montar uma agência de marketing digital? 

Se você está procurando entrar neste setor lucrativo, é mais fácil do que você pensa.

Por exemplo, se você quisesse abrir uma agência de marketing digital há mais de 20 anos, a barreira de entrada era enorme. Com uma paisagem digital primitiva, era quase impossível sem uma grande despesa inicial significativa. 

Hoje em dia, usando as ferramentas corretas, apenas um indivíduo qualificado e uma pequena equipe podem criar uma agência de marketing digital totalmente sustentável do zero! 

É importante que você saiba que poderá começar o seu negócio em sua própria casa, com os equipamentos que já possui. 

Mas também pode buscar por opções que estão dentro do seu orçamento. Por exemplo, você pode pesquisar na internet por vouchers de desconto, como cupom Kabum.

Se você está pronto para criar a agência de marketing digital dos seus sonhos de acordo com a sua realidade financeira, continue a leitura e saiba como fazer isso! 

Custos para montar a sua agência de marketing digital

Aqui está uma lista com algumas das coisas que você precisará – e que custarão dinheiro – para montar a sua agência de marketing digital. 

1. Despesas com o escritório

Quer você trabalhe em casa ou tenha um escritório dedicado, os custos operacionais são uma das coisas mais importantes que você deve compreender.

Esses custos incluem:

  • Aluguel e outras contas do local (energia e água, por exemplo);
  • Equipamentos eletrônicos (computador, impressora, etc.;
  • Móveis (cadeira, mesa, armário, etc.);
  • Itens de escritório (grampeador, papel sulfite, post it, etc.) 

Esses valores variam muito. Afinal de contas, pode ser que você monte a sua agência em casa – o que economizaria o dinheiro de aluguel -, mas novos móveis.

É importante que você faça muitas pesquisas, procure por promoções, cupons de descontos e assim por diante. Quanto menos dinheiro gastar neste momento, melhor. 

2. Despesas de produção

Para executar campanhas eficientes, as agências digitais precisam investir em várias ferramentas e softwares. 

A lista é enorme, mas os mais comuns incluem:

  • Software de produtividade de escritório;
  • Software de gerenciamento de tarefas;
  • CRM;
  • Ferramentas de SEO;
  • E-mail marketing;
  • Software de automação de mídia social, etc.

Existem muitas ferramentas gratuitas disponíveis no mercado, ou que oferecem um determinado plano – com funções limitadas – de graça. 

Você pode aproveitar testes gratuitos para escolher as opções que realmente serão necessárias para realizar de forma eficiente as suas tarefas. 

3. Custos de emprego

Se você já está pensando em contratar funcionários, além de salários, também precisará levar em consideração coisas como benefícios, seguro e bônus. 

4. Honorários profissionais

Administrar uma empresa vem com sua própria carga de despesas, de taxas de licenciamento do governo a impostos corporativos e honorários advocatícios. Isso nunca deve ser esquecido.

Tenha sempre em mente que você terá esse tipo de gasto e mantenha-se sempre de acordo com as leis e impostos da sua área de atuação.

5. Despesas adicionais 

Cada empresa precisa de capital extra para ajudá-la a crescer. Os profissionais de marketing digital precisam alocar uma quantia que lhes permita cobrir os custos variáveis ​​de marketing, como publicidade, por exemplo. 

Isso também pode incluir despesas de viagem e acomodação. Para outros, também pode envolver o reembolso de empréstimo.

Calcule sua margem de lucro 

Agora que você já sabe quais são alguns dos principais custos para montar uma agência de marketing digital, também é importante que compreenda que deve calcular a sua margem de lucro. 

Várias alavancas de negócios podem influenciar as margens de lucro da agência. O maior impacto tem a taxa de faturamento, que é a quantidade de dinheiro que você ganha depois de dividir sua receita total pelo total de horas de trabalho. 

Assim como a taxa de faturamento, ela é fortemente afetada pelo tamanho, localização da agência, tipos e tamanhos de clientes e projetos. 

Além disso, a base de custos da agência (principalmente custos com funcionários) afetará fortemente as margens. 

Como os custos dos funcionários representam uma parte significativa das despesas, uma taxa de faturamento por hora mais alta geralmente é igual a isso.

Em suma, a margem de lucro depende da estrutura da sua agência e da natureza dos seus serviços. 

Você pode esperar uma margem de 15-20% que vai até 30% no primeiro ano. Por outro lado, em uma agência de terceirização que mantém apenas uma equipe de marketing, as margens podem chegar a 100%. 

Conclusão

Devido aos ótimos resultados que está obtendo, o marketing digital vem chamando cada vez mais a atenção de empreendedores – que desejam vender mais – e profissionais que desejam trabalhar em uma área promissora. 

Porém, antes de montar uma agência de marketing digital, é fundamental saber quais são os custos que esse tipo de negócio demanda. 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que, depois desta leitura, tenha compreendido quais são os principais custos para abrir uma agência de marketing digital.