Se você ainda não tem uma página própria no facebook pode estar jogando dinheiro e visualizações no lixo.
A rede social é um grande aliado para aumentar o campo de visão da sua marca. Publicar uma página do facebook, irá criar mais um ponto de contato com o seu cliente, criando uma rede de comunicação de atendimento e conversão.
Mesmo se você tem uma conta pessoal e não pretende ter uma empresa, uma página do facebook pode te ajudar. Nesse artigo vamos te ensinar a maneira mais fácil de como criar sua página seguindo os passos abaixo
O que é uma fanpage ou página no Facebook?
O primeiro passo é entender a ideia de uma fanpage, se você participou do orkut, deve lembrar daquela comunidade: Eu odeio acordar cedo.
Essa era uma das páginas no orkut que tinham mais seguidores, ou seja, é uma pagina criada para ser um meio de comunicação digital sobre uma ideia, pessoa ou assunto.
É como se realmente você tivesse criando um fã clube sobre aquela pessoa, empresa ou assunto.
A página deverá atrair um público específico, e você construirá uma rede de atualizações sobre aquele assunto ou pessoas, com intuito para que cheguem em mais pessoas que concordam com aquele assunto ou pessoa.
Para que realmente serve página no Facebook?
As fanpages são um meio de comunicação onde pessoas ou empresas podem fazer posts sobre assuntos relacionados a página. Imagina que publicar uma página seja como criar um jornal online de atualizações, para o administrador comunicar com as pessoas que seguem.
Publicar uma pagina para facebook faz parte de estratégias de marketing digital, para divulgar uma mensagem com assuntos relacionados geralmente ao nome da página e reunir pessoas para uma discussão aberta dentro do facebook.
A fã page é uma revolução dentro da própria internet onde possibilita até mesmo criar um negócio em torno de uma comunidade na rede social que já possui maioria dos Brasileiros.
Como criar uma página no Facebook de graça?
Para criar e publicar uma fanpage não é necessário pagar.
A empresa Meta disponibiliza você criar uma página do facebook de forma gratuita, e você pode fazer isso não só por você, mas por empresas, assuntos e pessoas que gosta.
O único custo que você terá será o tempo para adicionar novos posts e ter interação com o usuário.
Por que usar uma fanpage e não um perfil
Agora que você entendeu que criar página no facebook é muito importante, você deve estar se perguntando, porque não posso usar meu próprio facebook, ou criar um novo já que o assunto é empresa ou fazer com que as pessoas acompanhem meu conteúdo.
Através de uma página no facebook, o usuário pode ter diversas funcionalidades a mais de interação que em uma conta pessoal
Confira os motivos para sua empresa ter uma página comercial
Você já leu os termos de uso e serviço?
Antes de criar qualquer conta, é necessário entender que o facebook possui regras.
Dentro dos termos de serviço, ele cita em uma das páginas que cada usuário só pode ter um perfil. Então vou fazer posts em um único tipo de perfil da minha empresa e está resolvido?
Sim, pode ser resolvido momentaneamente.
Mas saiba que se algum dia alguém te denunciar, ou a própria plataforma pode resolver te excluir e bloquear na plataforma por estar ferindo os termos de serviço.
Imagina a quantidade de trabalho, para preencher todos os campos, nome de usuário, colocar foto de perfil e de capa, tempo e dinheiro investido em imagem jogado fora por um deslize de não ler as regras da plataforma.
Não é nada legal para sua empresa perder um ativo tão valioso quanto um apartamento acredite. Jogar do lado correto e ter uma conta comercial faz a diferença.
Atente ao Limite de amigos
Ao criar uma conta pessoal no facebook, atualmente você tem um teto máximo de amigos para interagir, um total de 5 mil amigos.
Se você tem um número grande de clientes, 5 mil amigos e clientes, hoje com todos utilizando as redes sociais, não é algo muito difícil de conseguir.
Uma das maneiras mais fáceis de adquirir curtidas na sua página do facebook é adquirindo de uma maneira paga, principalmente se você está no processo de criar página pessoal ou comercial.
Adquirir curtidas na sua página possibilita passar uma maior autoridade e confiança.
A fanpage possibilita maior personalização
Confira abaixo todas as possibilidades que o Facebook te dá para tornar a sua página única.
Quanto mais informações e alterações que você preenche na sua página de uma maneira, te distancia de outros concorrentes que não dão atenção a isso.
A fanpage te possibilita publicar uma página com fotos, vídeos, informações sobre o seu produto, perfis parceiros para seguir, entregar um canal de atendimento direto com a comercial do seu negócio.
Seja mencionado por qualquer pessoa
Em um perfil pessoal você não poderá ser marcado por todas as pessoas, apenas por amigos que você aceita.
Ao publicar uma página seus fãs e até mesmo outras páginas podem te mencionar seus fãs e outras fanpages podem mencionar publicamente sua página.
Ao mencionar o nome de usuário ou URL nos stories, fotos, vídeos, links ou em uma publicação de texto, pode fazer com que as pessoas que seguem aquela página, ou pessoas confiram o seu perfil, sem precisar gastar promovendo publicações.
Check-in na sua Localização
Se o seu intuito é usar a rede social para levar as pessoas para o seu ambiente físico, a fanpage pode te ajudar bastante com essa parte comercial.
Ao criar uma página, e adicionar a localização, as pessoas podem mencionar nas suas publicações nos próprios perfis a experiência na sua loja, como geralmente você já vê em bares, restaurantes e até mesmo hamburguerias simples.
Use uma Call to action compartilhar seu canal de atendimento
A maior vantagem que um fanpage tem sobre um perfil, é a possibilidade de ter um canal de atendimento direto para seu WhatsApp ou direcionar para outro site Outra vantagem que uma página tem sobre um perfil é a possibilidade de criar um botão de call-to-action para inserir na fanpage.
Esses botões incentivam o usuário a clicar e realizar uma ação, como explicamos mais acima no post.
Por exemplo, curtir a página, falar no WhatsApp, abrir uma conversa no Messenger e etc.
Análise de dados para sua pagina do facebook
Todas as interações que seus fãs tiveram com sua página ficaram guardadas.
O facebook ajuda os usuário para que fique com informações importantes sobre, localização, sexo, idade, até mesmo o idioma que eles falam.
E isso vai além, você pode ler as informações sobre quantas pessoas visitaram seu sua página, qual post teve mais interações
Possibilidade de divulgar sua marca através de Anúncios
Você pode criar páginas ou administrar para empresas. Sim, dá para ganhar dinheiro com fanpages.
Através da gestão de uma fanpage, você pode criar anúncios para atingir pessoas específicas e gerar um número maior de conversões para seu perfil, ou simplesmente para promover uma campanha que que crie valor em torno da sua marca.
Através dos anúncios do facebook, você consegue promover sua página do facebook, impulsionar suas publicações para receber mais engajamento, enviar tráfego para que as pessoas acesse o seu site para finalizar em conversões.
Se você possui um aplicativo disponível na AppStore ou GooglePlay você consegue obter até mesmo instalações e engajamento com seu aplicativo.
Até mesmo promover para uma localização específica, criar eventos e muito mais.
Acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook
O Facebook Business ou Gerenciador de Negócios é uma ferramenta implementada para o gestão das fãpages
Através do gerenciador de negócios é possível fazer postagem e entender todas as métricas da sua página. Ele é acessado através do seu perfil pessoal, e pode ser acessado por vários usuários simultaneamente.
Conectar com Instagram e WhatsApp
Caso você ainda não saiba, o Instagram e o WhatsApp são de propriedade do Facebook. Dessa forma, você pode conectar suas contas profissionais de cada uma delas.
Aliás, para ter uma conta comercial neles é necessário que você tenha uma página no Facebook.
A troca de mensagens entre as três plataformas, aliás, já está em testes pelo Facebook, iniciando pela integração com o Instagram.
Como você viu acima, os visitantes também podem mandar mensagens diretamente para um WhatsApp cadastrado na sua fanpage.
Saiba quais são os 7 passos de como criar página no Facebook
Agora que você já sabe porque usar uma fanpage confira o passo a passo que preparamos para você criar uma página do facebook de maneira rápida e prática.
Desde como colocar nome de usuário, enviar foto de perfil e de capa até divulgar posts comerciais da sua marca ou fanpage personalizada.
1 Dá para criar uma página no Facebook pelo celular?
Não importa se é celular, computador ou tablet, em todos os dispositivos é possível criar uma página.
Para criar uma página, o primeiro passo é utilizar um dispositivo para acessar preferencialmente no celular o aplicativo.
2 É possível criar uma página no Facebook sem ter um perfil?
Depois de está celular ou computador, o próximo passo é criar um perfil, ou utilizar o que você já tem.
Se você tem uma conta pessoal esse passo já foi cumprido e você pode partir para o planejamento da sua página do facebook antes da criação.
3. Faça um planejamento antes de criar sua página no Facebook
Antes de criar sua página, você precisa planejar.
Imagina se um engenheiro começar um plano sem um projeto, provavelmente não dará certo. Então pegue papel e caneta e siga pequenos passos descritos abaixo
Identifique sobre qual assunto você irá falar, e para qual seria geralmente o seu público alvo que irá interagir com sua página e possivelmente comprar no seu negócio.
Ao saber com que pessoa você está falando é preciso definir que tipo de tom você irá falar com a pessoa, que tipo de imagem você irá usar para se comunicar,
Será utilizado uma quantidade maior de textos ou vídeos?
Entendendo esses pequenos passos você já está quase aprovado para definir o nome de usuário da sua conta e conseguir o que deseja.
Algumas alterações como nome da página do facebook, tema, e até mesmo a exclusão podem ser feitas a qualquer momento se você quiser.
4. Crie sua página, selecione a categoria e nome de usuário
O próximo passo é ir na aba páginas e adicionar a sua página, categoria e nome do usuário, ao definir esse passo importante, você está a poucos passos da publicação da página.
Para o processo de criação é necessário vincular a uma conta pessoal, que será o proprietário e responsável pela página.
Clique em “Criar uma Pagina” na barra azul localizada na parte abaixo do símbolo do facebook.
Uma nova janela vai ser aberta para que você escolha o nome da página do facebook.
Qualquer que seja a opção escolhida, o próximo passo consiste em escolher um nome para a sua fanpage e a categoria na qual ela se encaixa e a descrição da sua página.
Foto de perfil para rede social
Pronto agora sua fanpage está no ar pronta para transmitir sua mensagem.
O próximo passo é adicionar a foto de perfil e de capa. Se você for uma empresa, adicione sua logo na foto de perfil, e na foto de capa adicione a imagem de fundo da sua empresa ou peça para seu designer montar uma foto mais profissional.
Se você for uma pessoa criando uma página do facebook você pode adicionar uma foto sua de perfil e de capa você pode adicionar algo que gosta, ou relacionado com o nicho que você posta informações no dia a dia.
O melhor a se fazer é terminar todas as configurações para fazer o primeiro post. Deixe tudo organizado antes de divulgar sua marca, tanto a parte de informações e o visual, para que quebre o padrão e o público fique tentado a conferir seu negócio.
Complete todas as informações da página
Com sua identidade do negócio pronta, agora é preciso compartilhar a página com seus clientes. Quanto maior o número de informações e facilidades, mais confiabilidade você passará para o seu cliente.
Fazendo assim, fica fácil para o cliente interagir, deixar comentários e salvar suas postagens. Aumentar o número de informações faz com que deixe claro para o algoritmo quem é você, sobre o que são suas publicações, e a quem elas interessam. Ou seja, pessoas qualificadas.
O primeiro passo para completar as informações e descrição, é clicar na opção de editar as configurações da página Agora que você já deu uma cara para a sua fanpage, precisa contar para o público sobre o que a sua página é.
Vamos adicionar uma descrição e informações de contato, essenciais para que sua marca seja encontrada nas buscas dentro do Facebook.
Para isso, clique em “Editar” na parte de cima da tela para acessar as configurações da página.
Nesta tela, você pode adicionar uma descrição, mudar a categoria da página, inserir um número de telefone, o endereço do seu site, um email de contato e endereço, caso você tenha um ponto físico.
6. Finalizando a criação da página
Agora que a sua fanpage no Facebook está pronta, é hora de acertar os últimos detalhes antes de divulgá-la para o seu público.
Por fim, você também pode conectar as contas do Instagram e do WhatsApp do seu negócio, o que dá acesso a algumas funções extras na rede social.
Confira tudo que você já fez, coloque o máximo de conexões com outras redes que você conseguir.
Depois disso basta tornar a página pública. Para isso, clique em “Configurações” na barra superior da página.
7. Como tornar pública uma página no Facebook?
Para tornar uma página pública no facebook, o primeiro passo se você não estiver logado em seu perfil pessoal é fazer login. Dentro do próprio na aba que contém as páginas, clique na sua página.
E no menu do lado esquerdo você clicará em configurações. Ao clicar em configurações, a primeira opção será a visibilidade da página, se ela está publicada ou não.
Na guia “Geral” você pode definir a visibilidade da página (publicada ou não publicada), permitir a publicação de visitantes no mural, limitar a visibilidade das publicações, entre outros detalhes.
Já com tudo pronto você poderá enviar clientes direto para seu WhatsApp e Instagram.
Por exemplo, você poderá responder às mensagens do Instagram diretamente na caixa de entrada do Facebook e criar anúncios na rede social que levem o público ao app de mensagens.
O que postar em uma página comercial no Facebook?
A maior dúvida das pessoas quando tem um negócio é quando não tem um profissional responsável pelas redes sociais.
Aproveite seu tempo e leia nosso artigo sobre o que postar no facebook.
A melhor maneira de aproveitar o máximo desse canal de venda da sua empresa, é postar sobre curiosidades e assuntos engraçados que criem um elo entre vocês, e que faça a pessoa tomar um gatilho de fazer comentários, dar o like ou reagir.
Para trabalhar sua própria imagem dentro do facebook, você pode explorar todas as ferramentas que estão na plataforma, desde stickers para imagens, contadores de tempo para eventos que você usa, e o poder de criar sua loja dentro da plataforma.
Outra maneira que pode te ajudar, é postar gatilhos para que o cliente clique em um botão na sua página do facebook que leve ele a enviar uma mensagem para o seu WhatsApp
Assim você pode captar o lead e manter um relacionamento, e compartilhar informações úteis que levem mais clientes e seguidores.
Quando as pessoas curtem a sua página, elas começam a receber notificações sempre que você faz uma publicação. Assim, é possível mantê-las atualizadas sobre novos produtos, promoções e eventos.
Conclusão
Se você não tem uma página do facebook já tem vários motivos e sabe os benefícios que uma pode trazer para sua empresa ou para atingir um novo público no seu nicho.
Claro, além de aumentar a visibilidade, transmitir uma imagem profissional, a presença multicanal é muito importante para mostrar a confiabilidade de um negócio.
Após seguir todo o passo a passo para criar sua página do facebook, atribuir todas as funções necessárias, deixar tudo organizado dentro do seu negócio para responder aquele canal com clientes.
Você pode utilizar da sua autoridade virtual para fazer ofertas personalizadas para os seus clientes, podendo aumentar a conversão.
A maneira mais fácil hoje de aumentar o número de curtidas nas páginas de forma rápida é comprando like direto na sua página do facebook de seguidores Brasileiros.
Caso você não queira gastar nenhum real e ter uma página com muitos likes não há problemas, você pode criar conteúdos de alto valor, e aumentar o engajamento do seu público naturalmente.
O processo dentro do seu negócio é um pouco mais demorado mas também dá resultado. O primeiro passo para conseguir é começar e você precisa fazer isso agora.