Skip to content Skip to footer

15 Curiosidades que Você não Sabia sobre TikTok

Alguma vez você já usou o TikTok?

Hoje, o a rede social chinesa é uma das mais influentes e atualizadas do mundo quando o assunto é se tornar tendência. 

Famosos e influenciadores já perceberam a força do TikTok e fazem de tudo para lançar conteúdos que viralizam na rede.

Mesmo com todo esse destaque, existem muitos truques dentro do aplicativo que você pode não conhecer. 

Por isso listamos 15 fatos interessantes sobre o TikTok que você talvez não saiba:

1. TikTok e YouTube são inimigos mortais

Antes mesmo do boom do TikTok no Brasil, milhares de Youtubers ao redor do mundo começaram a reclamar na internet que era muito mais fácil e rápido criar vídeos para o Tiktok ao invés das super produções criadas pelo Youtube. Inclusive esse foi o gatilho para que fosse lançado o “Youtube Shorts”, uma iniciativa da empresa para concorrer com o TikTok e aumentar o alcance dos canais de produtores de vídeo e acalmar os ânimos. 

2. Existem mais de 3 milhões de influenciadores no TikTok

Se o seu sonho é se tornar uma blogueira ou digital influencer, é preciso saber que você não está sozinha(o). Hoje apenas no TikTok existem mais de 3 milhões de influenciadores trabalhando com a rede social. Mesmo assim, o TikTok hoje é uma das redes mais fáceis de se começar a trabalhar com internet, em comparação com outros sites como Instagram e Youtube a sua concorrência vai ser muito menor.

3. TikTok e Douyin são parecidos, mas são diferentes

Apesar de possuírem a aparência idêntica e as mesmas funcionalidades; Douyin e TikTok não são o mesmo aplicativo. Douyin é a versão chinesa do app e restringe o acesso apenas para usuários orientais, as regras dentro do Douyin também são mais rígidas e você precisa seguir a risca para não ter seu acesso banido.

4. 66% dos usuários de TikTok usam o app apenas para assistir vídeos

Se você é uma das pessoas que busca aumentar o número de seguidores no TikTok aqui vai uma boa notícia: A maioria das pessoas está usando o aplicativo apenas para assistir conteúdo de outras pessoas. Postar vídeos todos os dias é a principal estratégia para quem deseja crescer dentro da rede social, mesmo assim apenas 34% dos usuários de TikTok fazem novas publicações diárias. Aproveite a estatística e comece a criar conteúdo hoje!

5. Charli D’Amelio é a maior estrela do TikTok em 2022

Talvez você não a conheça, mas provavelmente já viu algum de seus vídeos. Charli D’Amelio acaba de completar 18 anos e é a lider de visualizações no TikTok desde março de 2020! A norte-americana que é bailarina e dubladora, produz vídeos dos mais diversos tipos e conquistou a atenção da internet. No Brasil os 3 maiores TikTokers são Tirulipa, Virgínia Fonseca e Larissa Manoela.

6. Dados para todos no TikTok

Diferente do Instagram, agora você não precisa ter uma conta profissional para ter acesso ao seus dados e análises do seu perfil. Desde 2021 o TikTok abandonou a função de conta “Creator” e começou a disponibilizar as métricas do perfil para todos os usuários do aplicativo.

7. Você pode usar o TikTok no Computador

Que tipo de gente assiste TikTok no PC? As mesmas que usam Instagram pelo navegador. Assim como em outras redes sociais você pode usar o aplicativo na sua versão desktop, apesar de menos funcional que a versão mobile, você ainda pode subir novos vídeos, assitir o conteúdo de outros usuários e verificar as métricas do seu perfil

8. O TikTok é ilegal na Índia

Não foi apenas os EUA que tentaram barrar o TikTok e o governo da Índia conseguiu.

Desde 2020 o aplicativo é considerado proibido no país junto com muitos outros aplicativos chineses. Usuários indianos só conseguem acessar a rede usando um VPN e baixando em Lojas de Aplicativos de outros países. O motivo alegado? “Preocupações de Segurança.”

9. 20% da receita do TikTok vem dos EUA

Apesar de ser uma rede social chinesa e ter a maioria dos seus mais de 1 bilhão de usuários em outros paises (Apenas 80 milhões nos EUA), o Estados Unidos é responsável por gerar 20% de toda a receita da empresa e visto com bons olhos pelos investidores pois é grande mercado a ser explorado, assim como o Brasil

10. A maioria dos usuários do TikTok são mulheres

Segundo as estatísticas fornecidas pelo próprio site, o TikTok é delas: 59% dos usuários do app no Brasil são mulheres ou se identificam como mulheres. Em uma época de ascensão da influência das mulheres e do empoderamento feminino a plataforma tem se mostrado uma grande fonte de conteúdo criado para elas e por elas. As estatísticas são variáveis de acordo com cada país e cultura, mas na maioria dos casos as mulheres são líderes de usuários no segmento.

11. O Facebook criou um concorrente do TikTok que falhou

Você já ouviu a frase Winner takes all? É um jargão do mundo corporativo para dizer que a maior empresa do segmento vai obter controle do mercado. Assim como o iFood fez com a Uber Eats no Brasil no começo do ano de 2022 o TikTok tratou de fazer com o aplicativo Lasso do Facebook. A imitação do aplicativo chinês não caiu no gosto da galera e teve seu fim precoce ainda em 2020.

12. Você não pode pedir o selo de verificado

Já pensou em ter o selo de verificação do TikTok e ter seu perfil destacado no meio da multidão? Na contramão da onda de outras redes sociais como Instagram e Twitter, o TikTok não aceita que os próprios usuários solicitem a verificação do perfil. A rede possui um time de pessoas dedicado a verificar todas as exigências e te disponibilizar o selo de verificação caso você cumpra todas as regras.

13. A maioria dos downloads do TikTok são em aparelhos da Apple

Apesar de ter uma base de usuários no mundo muito maior do que o sistema iOS, o Android ainda fica atrás no número de downloads quando o assunto é TikTok. Seja pela qualidade da camera ou por ter uma comunidade mais engajada, a maioria dos usuários acabam fazendo o download da aplicação através de um aparelho da Apple.

14. Você pode baixar vídeos do TikTok

Levanta a mão quem nunca tirou print ou gravou a tela de uma publicação que gostou muito. Pensando nisso os desenvolvedores do TikTok implementaram a função de baixar vídeo. Se o criador de conteúdo habilitar essa função você pode baixar o vídeo nativo direto do aplicativo; bastar clicar em “Salvar vídeo” e ele será salvo direto no seu álbum de mídia.

15. O TikTok está mudando o jeito de fazer música

Nos dias de hoje o primeiro passo para uma música fazer sucesso é viralizar no TikTok, seja como fundo de vídeos ou dancinhas irreverentes, o aplicativo já mudou a forma de como as músicas são produzidas, agora a maioria se extende em no máximo 2 minutos e trazem refrões chiclete. No Brasil os melhores exemplos de músicas que começaram bombando no TikTok são: Malvadão 3; Voltei pra cachorrada; Botadinha Saliente; Desenrola Bate Joga de Ladin e muitas outras que acabam se tornando febre no mainstream.

0
Precisa de ajuda?